O portal do Sistema Opinião

POP9

Pedrada

rn

Ator é atacado com pedra durante espetáculo em Pernambuco

José Neto Barbosa relatou ter ouvido xingamentos, antes de sofrer pedrada, enquanto apresentava “A Mulher Monstro” no Grande Recife

setembro 26, 2019 às 19:05 - Por: Redação OP9

José Neto Barbosa em "A Mulher Monstro". Foto: Divulgação

José Neto Barbosa em “A Mulher Monstro”. Foto: Divulgação

O ator natalense José Neto Barbosa foi atacado com uma pedra enquanto encenava espetáculo em um circo, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Durante o monólogo A Mulher Monstro, o ator relatou ter sofrido agressões verbais, antes de ser surpreendido com uma pedra vinda da plateia.

“Tentaram me desestabilizar de qualquer jeito, com gritos e palavrões. Já tinha passado por boicotes e censuras mais veladas, mas nunca havia passado por algo tão desrespeitoso”, desabafa José Neto. Segundo ele, o autor do ataque não foi identificado devido a baixa iluminação.

Leia também:
Crivella manda recolher livro dos Vingadores com beijo entre homens

O episódio ocorreu na terça-feira (24), mas o caso só veio a público no dia seguinte por meio de um post no Instagram do artista. “No dia mesmo, eu fiquei refletindo sobre isso e fiquei muito atordoado, por isso não falei nada no dia”, conta.

Episódio ocorreu na terça. Foto: Reprodução

Episódio ocorreu na terça. Foto: Reprodução

O espetáculo A Mulher Monstro, da S.E.M. Cia de Teatro, é apresentado por um único personagem em uma jaula, à meia luz, no centro do palco e fala sobre preconceito, com o atual cenário político-social brasileiro como pano de fundo. A peça também faz críticas a líderes religiosos e ao desrespeito.

A encenação é inspirada no conto Creme de Alface escrito por Caio Fernando Abreu em 1975, durante o regime militar. Por receio de represálias, o texto só foi publicado duas décadas depois em sua coletânea Ovelhas Negras.

Nos palcos de todo o país com a peça desde 2016, foi na apresentação de número 75, no Sesc Piedade, que o ator relatou ter sofrido um dos maiores constrangimentos da carreira de 16 anos.

“Sempre aconteceram reações variadas, é normal. Pessoas riem, choram, se emocionam. O espetáculo causa isso nas pessoas e eu me preparo para isso. Esse é um espetáculo que incomoda mesmo, e ele não é fácil para quem assiste e muito menos para quem o faz”, detalha.

Segundo declarou José Neto, a pedra que parou na estrutura metálica da jaula do espetáculo foi uma tentativa de desconcentrá-lo. Antes do ato extremo do público, o ator narra que respondeu as agressões verbais sem sair da personagem. “Vem pra cá, pra dentro da jaula!”, convidou.

O tumulto causado pelo grupo de pessoas foi repreendido por outros espectadores. “Do centro do palco, dentro do personagem eu via o segurança se aproximando e o barraco estava armado, por pouco não tivemos briga com socos. Apesar de tudo espetáculo foi encerrado com aplausos calorosos e muita emoção. Saio fortalecido”.

O Sesc Piedade se manifestou sobre o assunto por meio de nota:

“O ator José Neto Barbosa apresentou o espetáculo “A Mulher Monstro” na lona circense do Sesc Piedade na última terça-feira (24/9). Algumas pessoas da plateia discordaram entre si do enredo da peça e uma delas saiu espontaneamente do local sem retornar. A apresentação continuou normalmente, quando foi ouvido um barulho de pedra e o ator perguntou se estavam atirando pedra nele. No mesmo momento, a produção do Sesc acionou a equipe de seguranças para identificar o ocorrido, prestou o apoio necessário ao artista e verificou que o mesmo não foi ferido, nem a plateia. O espetáculo seguiu, sem interrupções. Ao término da apresentação, a produção do Sesc dirigiu-se até o artista para verificar suas condições de saúde, constatando que ele estava bem fisicamente”.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: