O portal do Sistema Opinião

POP9

Poluição

rn

Tartaruga resgatada coberta de óleo passa por limpeza e está saudável

Animal estava na Praia da Redinha e teve corpo 100% coberto por substância oleosa preta. Ela foi limpa por profissionais do Projeto Cetáceos e Aquário de Natal

outubro 10, 2019 às 14:45 - Por: Redação OP9

Tartaruga oliva responde bem ao tratamento. Foto: Joaquim Marcelino/TV Ponta Negra

Tartaruga oliva responde bem ao tratamento. Foto: Joaquim Marcelino/TV Ponta Negra

A tartaruga da espécie Lepidochelys olivacea, resgatada em 23 de setembro coberta de óleo, está saudável e respondendo bem ao tratamento de recuperação. Ela foi limpa por biólogos, pesquisadores e veterinários do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) e do Aquário de Natal.

O animal foi resgatado na Praia da Redinha, em Natal, por pesquisadores do Aquário Natal. Ela estava com 100% do corpo coberto pela substância oleosa, que atingiu diversos pontos nos nove estados do Nordeste.

Leia também:
Tartaruga é resgatada coberta de óleo em praia da Grande Natal
Oceanógrafo da UFPE descobre como óleo chegou às praias do NE
“Pode ter sido criminoso”, diz Bolsonaro sobre óleo no Nordeste
Investigação aponta 23 navios que podem ter despejado óleo

A tartaruga oliva passou por processo de despetrolização no Centro de Descontaminação de Fauna Oleada do Cetáceos. Após estabilização no aquário, entre 23 e 25 de setembro, ela foi transferida para a base do PCCB em Mossoró, Oeste potiguar.

Agora sob quadro estável de saúde, alimentando-se normalmente e submergindo na água sem dificuldades, os pesquisadores acreditam que em breve possam devolvê-la à natureza.

Segundo o médico veterinário Radan Elvis, ainda não é possível estimar um prazo para a soltura da tartaruga. Sem nenhum resquício de óleo e livre de intoxicação, ela está pronta para ser transferida à base de Areia Branca, onde ficará em observação até ser devolvida ao mar.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), desenvolve estudos e ações de educação e conservação ambiental na região da Costa Branca do RN desde 1998.

Animal está em observação na base do Cetáceos em Areia Branca. Foto: Joaquim Marcelino/TV Ponta Negra

Animal está em observação na base do Cetáceos em Areia Branca. Foto: Joaquim Marcelino/TV Ponta Negra

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: