O portal do Sistema Opinião

POP9

Pets

rn

Saiba as regras dos condomínios para bichinhos de estimação

Principal determinação para evitar problemas é transportar os animais no braço e pelo elevador de serviço

julho 11, 2019 às 10:29 - Por: Redação OP9

Depois de decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a favor de moradora de Brasília que havia sido proibida por condomínio onde mora de manter o gato de estimação em apartamento, moradores e empreendimentos tentam manter boa relação. Os condomínios não podem proibir animais de estimação nos apartamentos, mas a boa convivência depende também do bom senso entre os moradores e os donos dos bichinhos de estimação.

Para o Supremo Tribunal Federal (STF), as normas internas do prédio não podem proibir a permanência de animais de forma genérica, somente se oferecer riscos concretos à saúde, segurança dos vizinhos ou se provocar muito barulho.

A psicóloga Amanda Karen, dona do pequeno Bob, conta que procura seguir a risca as regras do condomínio e não tem problemas. “Sempre moramos em apartamento e nunca tive problema com ele. Ele é bem tranquilo e eu sigo as normas. Subo com ele no braço e sempre pelo elevador de serviço”, relata Karen.

O administrador de condomínio Sérgio Roberto ressalta que na maioria dos residenciais a principal regra é transportar o animal no braço e pelo elevador de serviço. “Quando o elevador de serviço estiver em manutenção, deve usar a mesma regra usando o elevador social, mas comunicando à administração”, explicou.

Amanda ressalta que vê a decisão do STF como a questão de ter a garantia do direito, mas também respeitar o direito do outro.

Após decisão de STF a favor de moradora que criava gato em apartamento, donos de pets e condôminos tentam cumprir regras e ter boa convivência. Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

Após decisão de STF a favor de moradora que criava gato em apartamento, donos de pets e condôminos tentam cumprir regras e ter boa convivência. Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: