O portal do Sistema Opinião

POP9

Boletim

rn

RN tem maior incidência de zika e dengue do Nordeste

Estado registra ainda o maior número de casos de chikungunya na região. Informações foram divulgadas nesta quarta (11) pelo Ministério da Saúde

setembro 11, 2019 às 18:50 - Por: Redação OP9

Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com a maior incidência de zika e dengue, segundo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (11).

Isso significa dizer que em relação a zika, no ano de 2019, até 28 de agosto, o RN registrou o maior número de casos por 100 mil habitantes (27). Ao todo 941 casos prováveis da doença foram notificados à Secretaria de Saúde Pública (Sesap). No número de casos, o RN só fica atrás da Bahia (1.066).

Leia também:
Alagoas é o terceiro estado com maior registro de casos de zika

Diferente de outras arboviroses, o zika vírus apresenta risco de desenvolvimento de complicações como a microcefalia e doenças neurológicas como encefalites e Síndrome de Guillain-Barré. Inicialmente o vírus se manifesta através de manchas vermelhas pelo corpo, febre e dores.

As arboviroses como zika, chikungunya, dengue e febre amarela são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar os focos de proliferação do causador. O Ministério da Saúde mantém uma página na internet com dicas e informes sobre o combate ao mosquito.

Dengue

O levantamento mostra que o Rio Grande do Norte também é o estado do Nordeste com a maior incidência de dengue. Foram 708,1 casos por 100 mil habitantes. Em números absolutos de casos, o estado fica em terceiro na região (24.635), atrás da Bahia (58.956) e Pernambuco (31.056).

Chikungunya

O RN ficou no topo da lista dos estados nordestinos com o maior número de casos registrados de chikungunya. Foram 8.899 notificações, o que representa 39% de todos os casos do Nordeste.

Além disso, em todo Brasil, só o Rio de Janeiro contabilizou mais casos que o RN (76.776). De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, 28 mortes estão sob investigações no estado.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: