O portal do Sistema Opinião

POP9

Segurança

rn

Alunos de design da UFRN projetam drones para proteger mulheres

A ideia é que as aeronaves, ao serem acionadas por aplicativo de celular, passem a patrulhar o local onde as estudantes estão se sentindo ameaçadas

novembro 8, 2018 às 19:08 - Por: Redação OP9

Uma turma do curso de design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) projetou drones para dar mais segurança às mulheres que circulam pelo campus de Natal. A ideia surgiu dentro da disciplina de design aeroespacial e faz parte do projeto Aeronave de Defesa Social (Aedes), idealizado pelo professor Dino Lincoln Figueirôa. Ao todo foram dez protótipos, feitos por 36 alunos.

“Como está em alta a questão de segurança pública, surgiu a ideia de que eles projetassem veículos que atendessem essa demanda dentro do campus universitário”, explicou Dino Figueirôa. De acordo com ele, a ideia é que as mulheres poderiam acionar o veículo por meio de um aplicativo, que enviaria as coordenadas e permitiria ao drone patrulhar o local indicado.

Essas aeronaves seriam equipadas com luzes e câmaras de alta definição, além de sensores anticolisão. Dino Figueirôa explicou que o projeto para este ano já foi ampliado e agora os veículos estão sendo pensados para auxiliar as operações da Polícia Militar.

Para tirar os projetos do papel, a ideia é obter financiamento via o Instituto Metrópole Digital, que também pertence à UFRN. Um dos protótipos do projeto Aedes foi selecionado para ser apresentado no 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em Curitiba. Esse evento é considerado o mais importante do país na área e aconteceu esta semana.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: