O portal do Sistema Opinião

POP9

Cinema

pe

Play The Movie traz filmes e cine-concertos a partir de terça-feira

Parte da programação do Festival No Ar Coquetel Molotov, o evento acontece este ano entre os próximos dias 22 e 26, no Compaz Ariano Suassuna e no Cine Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa

outubro 18, 2019 às 16:22 - Por: Redação OP9

 “Clara Estrela” (Dir: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir)

“Clara Estrela” (Dir: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir)

Videoclipes e documentários inéditos estão na programação da mostra Play The Movie, que acontece este ano entre os dias 22 e 26 de outubro, no Compaz Ariano Suassuna e no Cine Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa. O evento é parte da programação do Festival No Ar Coquetel Molotov, e completa 12 anos em 2019.

Os dois primeiros dias da mostra conta com sessões especiais com os filmes pernambucanos Chico Science: Caranguejo Elétrico e Sete Corações no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, para jovens da comunidade e de escolas próximas. Nos dias seguintes, o evento parte para Olinda onde serão exibidos Clara Estrela, biografia sobre a cantora Clara Nunes, em uma sessão de acessibilidade com janela de libras e audiodescrição para pessoas com deficiênciaauditivas e/ouvisual. Antes da sessão, acontece a exibição do curta Neurônios da Ilha, de Rostand Costa.

Completam a seleção de filmes os documentários Erlon Chaves – Maestro do Veneno, de Alessandro Gamo, e Sotaque Elétrico, dirigido por Caio Jobim e Pablo Francischelli, que apresenta o histórico da guitarra em terras brasileiras. “A cada ano, o desafio maior nesta mostra é apresentar produções que não tenham sido exibidas por aqui e com lançamentos”, explica Jarmeson, curador da mostra.

Além da exibição dos filmes, a Play The Movie apresenta três cine-concertos no Mercado Eufrásio Barbosa, com as bandas pernambucanas Guma, BuffaloLectere com o duo TOMAGA, que veio ao Brasil através do programa Pontes do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, e do British Council. Na semana do evento, o TOMAGA ainda realiza uma imersão com músicos e artistas locais no Estúdio Apollo17 (Recife Antigo) com workshops nos dias 22, 23 e 24, das 14h às 18h, com inscrições gratuitas.

MOSTRA PLAY THE MOVIE 2019 – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

COMPAZ Ariano Suassuna (Cordeiro, Recife)

22/out | Terça

  • 9h – Neurônios da Ilha (Dir: Rostand Costa)
    Sinopse:
    Neurônios da Ilhaé um documentário curta-metragem que conta a história de Marcelo, Izídio e Duka. três músicos independentes que vivem na Ilha do Maruim e integram a banda de reggae Neuro Roots. Alimentando o sonho de viver da música, estendem sua potenciatão longe quanto podem, ensinam música a crianças da comunidade onde vivem e respondem criativamente à violência do nosso tempo buscando saídas por desvios poéticos.
  • 09h15- Chico Science: Caranguejo Elétrico (Dir: José Eduardo Miglioli Junior)
    Sinopse:
    O documentário acompanha a carreira do mentor do Manguebeat através de imagens de arquivo, gravações inéditas e depoimentos de nomes como Fred Zero Quatro (Mundo Livre S/A), Jorge Mautner, Carlos Eduardo Miranda, Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Dengue, Lucio Maia, Jorge Du Peixe e Toca Ogan.

23/out | Quarta

  • 9h – Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019
  • 9h15 – Sete Corações (Dir: Dea Ferraz)
    Sinopse:
    Sete vidas. Sete histórias. Sete músicos. Um ritmo. Um amor: O Frevo. A história de um eterno amor de carnaval é contada por sete maestros, embalada por uma trilha composta a 14 mãos. Um registro histórico da obra e vida dos sete principais, e remanescentes, compositores de frevo de Pernambuco. Os maestros Duda, Nunes, Guedes Peixoto, Clóvis Pereira, Ademir Araújo, Edson Rodrigues e José Menezes se reúnem para contar as histórias do estilo musical, das canções e deles próprios.

Teatro Fernando Santa Cruz, Mercado Eufrásio Barbosa (Olinda)

24/out | Quinta

  • 19h – Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019
  • 19h15 – Sessão acessível – “Clara Estrela” (Dir: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir)
    Sinopse:
    O filme narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo.
  • 21h – BUFFALO LECTER (PE) – Cine-Concerto ao vivo

25/out | Sexta

  • 19h – Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019
  • 19h15 – Erlon Chaves – Maestrodo Veneno (Dir: Alessandro Gamo)
    Sinopse:
    Este extraordinário músico brasileiro começou sua carreira no rádio, trabalhou como arranjador, compositor de trilhas para TV e cinema e foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno.
  • 21h00 – TOMAGA (UK) – Cine-Concerto ao vivo

26/out | Sábado

  • 18h – Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019
  • 18h15 – Sotaque Elétrico (Dir: Caio Jobim e Pablo Francischelli)
    Sinopse:
    Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete em meados do século XIX, até os dias de hoje. O filme passeia pela guitarra baiana no carnaval, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual.
  • 20h – GUMA (PE) – Cine-Concerto ao vivo

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: