O portal do Sistema Opinião

POP9

É hit!

pe

No barulho da kikada, os maloka do passinho dominam o brega-funk

Novo hit dos MCs Niago e Seltinho Coreano com a participação do grupo Passinho do Maloka S.A mostra a nova fase do ritmo que invadiu as comunidades do Recife

Janeiro 12, 2019 às 16:08 - Por: Redação OP9

Promessa de hit do carnaval de Pernambuco e, quem sabe, de todo o Brasil, o “Barulho da Kikada” chegou forte e marca uma nova fase do brega-funk pernambucano. Completando dez anos, o ritmo que fez o sucesso de MCs e DJs como Troinha, MC Elvis, Tocha, Mano Djhay e Batidão Stronda, é um verdadeiro fenômeno que mexeu com o cenário cultural da periferia.

Agora, uma faceta do brega-funk já conhecida das praças e quadras de Santo Amaro, morros de Casa Amarela, Totó e Ibura ganha a cidade com o impulso da internet. Com mais de 14 milhões de visualizações no YouTube, “Barulho da Kikada”, dos MCs Niago e Seltinho Coreano, virou o grande marco para a difusão do “passinho do maloka”, uma modificação pernambucana dos “passinhos” de funk que nasceram nas comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A diferença básica é a seguinte. Enquanto os “passinhos” de funk usam muito as pernas em movimentos rápidos, de zingue-zague e frenéticos, os de brega-funk apostam no jogo de braços, ombros e pélvis. Apesar do foco corporal ser outro, a velocidade segue acelerada. E tem que ter instiga e manter o ritmo para fazer bonito.

O compromisso é tanto que várias comunidades do Recife já têm grupos formados para a dança, com marcas, camisetas, óculos e cabelos coloridos e visual todo padronizado. E existem até disputas para ver quem manda melhor no passinho, como um encontro que aconteceu nesta semana e levou milhares de jovens para a Marco Zero do Recife.

Passinho dos Maloka S.A são os responsáveis pela coreografia de Barulho da Kikada. Foto: Rafael Reynaux/OP9

Passinho dos Maloka S.A são os responsáveis pela coreografia de Barulho da Kikada. Foto: Rafael Reynaux/OP9

Um dos principais grupos, o “Passinho do Maloka S.A”, também denominado no Instagram como “Os Magnata do Passinho S.A” (@passinho_do_maloka_sa), vem de Santo Amaro, área central do Recife, e já conta com mais de 26 mil seguidores nas redes sociais. São exatamente eles que aparecem no clipe de Barulho da Kikada. Mas não são apenas os garotos que estão no vídeo que fazem parte do grupo. O S.A também tem sua divisão feminina e até infantil.

Com a agenda de shows lotada, inclusive em outros estados, os MCs Niago e Seltinho Coreano junto com os dançarinos do Passinho do Maloka S.A estão aproveitando o sucesso e prometem novidades. Eles nos adiantaram que vão lançar neste domingo (13) a música Ki Ki Ki e deram uma palhinha pra gente no vídeo que você pode conferir no começo desta matéria.

“É mais uma promessa para o carnaval”, disse MC Niago. Sobre os passos do novo batidão, MC Seltinho diz que ainda é segredo “Estamos preparando uma coreografia massa, quando vocês menos esperarem… Pãm! Sucesso!”, disse.

Dá o play no vídeo pra ver a coreografia completa de “Barulho da Kikada” e acompanhe com a letra:

Te falei que essa garota
É malvada
É especialista
E tira braba
Na sentada
Paga de santa
Toda acanhada
Tá chamando atenção
Com o barulho da kikada

Ta, ta, ta
Ta, ta, ta
É o barulho que ela faz
Quando começa a kikar

Ta, ta, ta
Ta, ta, ta
É o barulho que ela faz
Quando começa a kikar
Vai!

Ta, ta, ta
Ta, ta, ta
É o barulho que ela faz
Quando começa a sentar
Vai!

Ta, ta, ta
Ta, ta, ta
É o barulho que ela faz
Quando começa a kikar

Eu te falei que ela é
Louca, descarada
Rouba sua presa
Com o poder
Da sua kikada
Chama as amigas
Enche a cara
Quando tá doidona
Essa é coisa de
Kikada

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: