O portal do Sistema Opinião

POP9

POP9

pe

Livraria Jaqueira pronta para inauguração no Bairro do Recife

A nova unidade abre para o público nesta quinta (10). Com investimentos de R$ 5 milhões, a loja conta com gráfica, vinoteca, auditório para eventos, dois cafés, papelaria e área geek

outubro 8, 2019 às 18:41 - Por: Redação OP9

Os frequentadores do Bairro do Recife, que estavam órfãos de livraria depois do fechamento da unidade da Livraria Cultura na região, terão um novo ponto de encontro a partir desta quinta (10). A novíssima filial da Livraria Jaqueira está com tudo pronto para sua inauguração, e promete ser um espaço tão acolhedor e afetivo quanto seus antecessores. “Se a população abraçar o projeto como tem feito nas redes sociais, temos tudo para fazer sucesso”, afirmou o diretor Fernando Mendes Neto, num evento realizado na manhã desta terça (8), para a imprensa, que funcionou como soft opening do lugar.

Muito da estrutura de 2.730 m² do que era a Cultura foi reaproveitada pelos novos administradores, que contrataram a Ponto 5 Arquitetura para dar uma nova cara para a loja. “Todos os detalhes do nosso projeto foram pensados para trazer a ideia da livraria como um ponto de encontro. Queremos proporcionar experiências sensoriais aos nossos clientes, fazer com que eles se sintam convidados a explorar cada um dos nossos ambientes com a sensação de acolhimento como uma extensão de suas casas” – conta Taciana Pinto, à frente do marketing da livraria.

O coração da loja é a reprodução de uma árvore em tamanho real que fica um pouco depois da entrada, numa espécie de praça montada no piso térreo do local. “Nossa maior referência iconográfica é o Parque da Jaqueira, que já é tão ligado à matriz da loja. Então quisemos trazer esse clima de parque para cá e espalhar o verde por toda livraria”, explica a arquiteta Taciana Gomes. Em volta, duas barracas e até uma kombi estilizada para receber livros e revistas, enquanto o mobiliário da loja traz um design orgânico, com muitas curvas e tons de madeira e verde.

A Livraria Jaqueira do Bairro do Recife terá não só diversos setores como também agregará tanto serviços que já existem na matriz quanto novidades. No piso superior estão os livros mais “adultos” (manuis técnicos, livros de direito, história, gastronomia, música e etc.), uma gráfica, vinoteca, auditório para eventos e um café com uma cozinha própria, instalada na unidade, enquanto no térreo ficam os livros mais populares, papelaria, área geek – com boardgames e colecionáveis – um espaço licenciado Disney e a parte infanto-juvenil.

“Mantivemos o espaço infantil no mesmo lugar, já que muitos clientes relatavam ter uma memória afetiva com ele”, conta o diretor da livraria, Fernando Mendes Neto. Muito do que foi feito na unidade levou em consideração a experiência anterior – tentando melhorar onde foi possível. “A Livraria Cultura do Bairro do Recife foi muito exitosa, e entendemos que o que aconteceu foi um problema sistêmico do grupo como um todo. Como incorporamos alguns ex-funcionários, a gente aprendeu muito com eles. Um exemplo é a seção musical, que era um diferencial daqui que chegou a ser estudado pela chefia central deles”, afirma o executivo.

Alguns setores da loja ainda vão ganhar um upgrade. A área geek, que inclui um espaço licenciado Disney/Marvel, terá réplicas em tamanho natural de alguns dos heróis. Uma seção de filmes em DVD e Blu Ray, além de consoles de videogame e jogos também deve ser incorporada. “Tivemos um problema de fornecedores,  mas temos todo o interesse em atender esse público”, conta o diretor. Entre as editoras de livros, expertise da empresa, foi mais fácil. “Nosso acervo é de 100 mil livros, de mais de 190 editoras – aproveitamos a nova loja para ampliar esses contatos. Também montamos uma unidade de distribuição aqui no bairro para melhorar a logística tanto dessa unidade quanto da matriz”, completa Fernando Mendes Neto.

GASTRONOMIA

Outra grande aposta da Livraria Jaqueira do Bairro do Recife é atender o público do bairro nos seus dois cafés – um no formato to-go e outro para sentar e aproveitar – ambos com menu assinado pela chef Taci Teti. No térreo, os clientes poderão escolher suas bebidas, que terão os grãos verdes torrados e moídos na hora, além de uma oferta de salgados e frutas (inclusive com atendimento pela janela, para quem não tiver tempo nem de entrar).

No piso superior, um café com mais de 150 lugares, com duas mesas de trabalho compartilhadas e com tomadas. “Muitos dos nossos clientes serão diários, as pessoas que trabalham na região. Então teremos também opções de cardápio fit, com pratos de baixa caloria e atendendo a diversos tipos de restrição”, explica Taci Teti. A adega da livraria ainda terá mais de 300 rótulos de vinho.

De acordo com o diretor, o investimento total na nova unidade foi de R$ 5 milhões, que ele espera ver retornando em dois anos. “Tudo no Recife, quando é novidade, é aquele ‘boom’. Então devemos ter uma noção melhor em alguns meses, mas estamos partindo da expectativa de um público diário de 1,5 mil pessoas, chegando à 3 mil nos domingos, que era a mesma frequência da livraria anterior”, avalia Fernando Mendes Neto.

A Livraria Jaqueira do Bairro do Recife irá funcionar de segunda à sexta, das 8h às 20h, sábados das 9h às 21h, domingo das 9h às 18h e feriados das 10h às 19h.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: