O portal do Sistema Opinião

POP9

Garanhuns

pe

Jackson do Pandeiro será o homenageado do FIG 2019

O 29° Festival de Inverno de Garanhuns acontece de 18 a 27 de julho, em 18 polos distribuídos pelo município

junho 10, 2019 às 17:03 - Por: Redação OP9

Jackson do Pandeiro (Fundarpe/Divulgação)

Jackson do Pandeiro (Fundarpe/Divulgação)

O cantor, compositor e instrumentista, Jackson do Pandeiro, que completaria 100 anos em 2019, será o grande homenageado do 29° Festival de Inverno de Garanhuns,  que este ano acontece de 18 a 27 de julho.

“Honrar a memória e a arte de Jackson é reconhecer sua definitiva influência para a identidade de uma genuína música que nasce nas batidas do cancioneiro nordestino, mas com tal capilaridade que vai chegar em modos de cantar e tocar de artistas de seguidas gerações, movimentos musicais e territórios”, afirma o comunicado oficial do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, organizadores do evento.

Nascido José Gomes Filho, na cidade de Alagoa Grande (PB), Jackson do Pandeiro tornou-se o “Rei do Ritmo” pela habilidade de brincar com tempos musicais, pela facilidade em tocar instrumentos, principalmente pelo que deu origem ao seu nome artístico. Gravou no Recife o primeiro sucesso, “Sebastiana”, e das rádios de Pernambuco chamou atenção por cantar cocos, xaxados, baiões, frevos, emboladas e sambas.

“Jackson foi um gênio da nossa música e a escola de ritmos que criou influenciou e continua a influênciar gerações de artistas. As divisões rítmicas que criou com a voz, somado às batidas do seu pandeiro, ao mesmo tempo a uma poética diversificada, lhe conferem uma sofisticação e um lugar de destaque no hall dos maiores nomes da MPB. É uma honra realizar o FIG 2019 tendo Jackson como homenageado, no ano do seu centenário”, destaca o secretário de Cultura de Pernambuco Gilberto Freyre Neto.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: