O portal do Sistema Opinião

POP9

Festa

pe

Galo da Madrugada lota as ruas do Recife com frevo e muita animação

Desde as primeiras horas do sábado de Zé Pereira, os foliões chegavam ao Forte das Cinco Pontas para a concentração do desfile

Março 2, 2019 às 13:07 - Por:

O desfile só estava marcado para começar às 9h, mas desde muito cedo os foliões já chegavam ao Forte das Cinco Pontas, no Bairro São José, para esperar a saída do Galo da Madrugada. Por lá, um café da manhã reforçado foi servido para os convidados. Nem a chuva que caiu durante a madrugada ou o tempo nublado nas primeiras horas da manhã deste sábado de Zé Pereira foram capazes de desanimar os foliões.

Uma queima de fogos anunciou o começo da 42ª edição do desfile, inspirada no tema Frevo Mulher. Como se estivesse adivinhando, o sol, depois de um nascer do dia bastante chuvoso, resolveu aparecer para saudar o Galo da Madrugada. Trinta trios elétricos e sete carros alegóricos arrastaram uma multidão pelos seis quilômetros do trajeto.

Leia também:
Agora sim! Já nas ruas do Recife, o Galo da Madrugada abre o carnaval
Café do Galo faz o esquenta dos foliões para o maior bloco do mundo

Para participar da festa não tem idade, sexo, gênero ou raça. Crianças e adultos brincavam lado a lado, compartilhando a animação. Amanda Siebra, com 36 semanas de gestação, também não perdeu o desfile. “Vim para o Galo a primeira vez quando tinha quatro meses, e meu filho também já vai nascer folião”, destacou Amanda.

Nem a chuva que caiu durante a madrugada ou o tempo nublado nas primeiras horas da manhã foram capazes de afugentar os foliões. Foto: TV Clube

Nem a chuva que caiu durante a madrugada ou o tempo nublado nas primeiras horas da manhã foram capazes de afugentar os foliões. Foto: TV Clube

Criatividade, como sempre, também não faltou. As amigas Gisela Peres e Gabriela Costa foram vestidas dos irmãos Mario e Luigi, famosos personagens dos videogames. “Estava andando na rua e vi as fantasias. Eram simples e criativas, então escolhi”, conta Gisela. Gente que veio de longe também marcou presença, como o artista Amauri do Recife, que mora na Itália há 22 anos. “Minha fantasia faz uma ponte entre o Recife e a cidade de Veneza”, explica.

A atribulada política brasileira, como não podia deixar de ser, inspirou muitos foliões. Marco Antônio Lins se fantasiou da ex-presidente Dilma Rousseff. “Desde que ela começou a primeira campanha para presidente, em 2010, eu me visto como ela”, conta. Logo em seguida, Dilma foi saudar com um abraço seu velho companheiro “Lula”, que também esteve por lá representado por José Bezerra.

Outro grupo se fantasiou de “cargos comissionados de CaMeiragibe”, em alusão ao polêmico episódio em que o prefeito da cidade, Demóstenes Meira (PTB), enviou um áudio determinando que os cargos comissionados do município comparecessem a uma festa de carnaval em que a noiva se apresentou. “Nós já saímos juntos há mais de 30 anos, sempre abordando um tema atual”, afirma Luiz Fernando Miranda, um dos foliões.

Amores de carnaval

Quem disse que amor de carnaval não dura? Não são poucos os casais que se conheceram durante a folia. O casal Gabriel e Mel está junto há 20 anos, dez deles casados. Este ano, ele saiu de diabo e ela de anjo. “Tudo começou no carnaval. Este ano resolvemos homenagear um ao outro. Eu saí em homenagem a ela e ela me homenageou”, brinca Gabriel.

Até mesmo nos momentos mais inesperados o amor pode nascer. Foi o que aconteceu com José Campos e Lúcia Dutra. “Nos conhecemos há 30 anos, em um tiroteio durante um carnaval de Olinda. A amiga dela foi atingida de raspão e ajudei a socorrê-la. Estamos juntos desde então”, conta ele.

Henrique Souza

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: