O portal do Sistema Opinião

POP9

DE TODOS

pe

Decoração do carnaval do Recife começa a ser montada nesta segunda

Projeto visual da folia momesca recifense pretende promover uma atmosfera multicolorida, inclusiva e na qual o folião e as manifestações carnavalescas sejam o centro das atenções

Fevereiro 11, 2019 às 14:55 - Por: Redação OP9

Inspiração em brincantes reais. Foi assim que a equipe responsável pela decoração do carnaval do Recife, que começa a ser montada nesta segunda-feira (11), idealizou o projeto visual da Folia de Momo. Por meio de registros fotográficos de carnavais passados, a equipe se debruçou sobre os personagens que integram os festejos e criou uma cartela de mais de 40 identidades festivas.

O resultado da pesquisa foi o projeto intitulado Carnaval de Todos, que contempla pessoas com deficiência, de todas as cores e matrizes, mulheres grávidas, famílias, sambistas, pessoas de variados gêneros, sambistas, bailarinas de afoxé e figuras carnavalescas, como a La Ursa. Alguns dos nomes são Bruna Empoderada, Luziano Unicórnio de Luz, Edmundo Havaiano, Tata Palhaça e Dinho Presença, este inspirado nos foliões que descolorem as madeixas para ganhar as ruas.

Equipe responsável pela decoração elaborou 40 personas de brincantes do carnaval do Recife. Foto: PCR/Divulgação

Equipe responsável pela decoração elaborou 40 personas de brincantes do carnaval do Recife. Foto: PCR/Divulgação

A ideia da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), que assume a assinatura da decoração do carnaval pela primeira vez, é promover uma atmosfera multicolorida, inclusiva e na qual o folião e as manifestações momescas sejam o centro das atenções. A mudança ocorreu após a decisão do arquiteto Carlos Augusto Lira de encerrar seu ciclo de mais de uma década de serviços prestados à cidade do Recife.

A missão foi assumida pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com a Diretoria Executiva de Comunicação Institucional, que selecionou um time de designers para o projeto.

O projeto cenográfico ficou sob responsabilidade das arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Já a equipe de designers da Diretoria Executiva de Comunicação Institucional foi encabeçada por Carlos Moura, Alberto Saulo, Alyson Carneiro, Ricardo Mafra e Leocádio Neto. Juntos, eles já haviam assinado projetos de decoração do São João e de outros festivais da capital.

Pontes multiculturais

Dentro do conceito de multiculturalismo, todas as pontes de acesso ao Bairro do Recife ganharão pórticos com painéis interativos, volumetria em 3D e cada uma será dedicada a um ritmo específico. A ponte Giratória ganha inspirações do manguebeat, a Maurício de Nassau será dedicada ao frevo, a do Limoeiro será inspirada no afoxé e no maracatu e a ponte Buarque de Macedo prestará homenagem ao samba, que entra pela primeira vez como elemento da decoração do carnaval e, segundo a Prefeitura do Recife, é o protagonista dos festejos de 2019.

Outra inovação do projeto cenográfico é a retirada do enfoque nos elementos de chão e mais atenção na decoração aérea. A ideia é otimizar o fluxo dos brincantes e enriquecer o olhar com elementos suspensos, já que as principais ruas do Bairro do Recife estarão decoradas com cordões, fitas e banners com personagens da festa. Além disso, a iluminação será de acordo com as cores da sombrinha de frevo, uma em cada rua.

Combate à violência de gênero

Frases como “não é não”, “o corpo é meu” e “violência contra a mulher não cabe nessa folia” são alguns dos elementos que fazem parte dos personagens carnavalescos que compõem as peças decorativas. A ação é uma parceria da Comunicação Institucional, Gabinete de Imprensa e Secretaria da Mulher do Recife.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: