O portal do Sistema Opinião

POP9

ECONOMIA

pe

Supermercados do Recife, Cabo e Jaboatão autuados pelo Procon

Dentro das ações da Semana do Consumidor, foram vistoriadas unidades do Extra, Max e Todo Dia

Março 12, 2019 às 20:25 - Por: Redação OP9

Dentro das ações da Semana do Consumidor, mais uma operação conjunta da Rede Consumidor PE fiscalizou supermercados no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, nesta terça-feira (12). Desta vez, foram visitadas as unidades do Extra, Max e Todo Dia. As atividades seguem até sexta-feira (15).

Na unidade da Madalena, na capital, a equipe do Procon Estadual autuou a loja de colchões por não publicizar em local visível as informações sobre o preço dos produtos ofertados. Já a equipe da Vigilância Sanitária do Recife autuou um dos setores da peixaria do supermercado, onde foram constatadas irregularidades no armazenamento e refrigeração dos pescados comercializados. Houve inutilização (descarte) de uma parte dos peixes que estavam com a temperatura desconforme com a indicação do fabricante.

“A temperatura recomendada para o armazenamento desse tipo de alimento é entre 0º C e 5º C. Ao aferirmos, constatamos que estava entre 9º C e 11º C, o que faz desses alimentos impróprios para o consumo”, explicou a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

Os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM) participaram da fiscalização realizando a medição dos produtos chamados pré-embalados, que são aqueles que detém na embalagem o valor do peso do produto e o da tara (embalagem), normalmente encontrados em queijos, pescados, carnes e presuntos. A equipe da Adagro cuidou da fiscalização no monitoramento do entreposto de carne comercializada em supermercados.

À tarde, a Rede Consumidor PE esteve no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, onde está com estandes montados, até a próximo dia 15 de março, dando orientações aos consumidores. A Rede também realizou fiscalização nos supermercados Max e Todo Dia, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, sob coordenação da Vigilância Sanitária e do Procon, onde foram verificados diversos produtos com prazo de validade vencido. Os mesmos foram retirados de venda e destruídos.

Rede Consumidor PE – O grupo de trabalho inclui o Ministério Público de Pernambuco, a Vigilância Sanitária (Visa Recife), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e Procons Estadual e Municipal.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: