O portal do Sistema Opinião

POP9

Descaso

pe

Nefrocentro está sem receber novos pacientes por falta de medicamentos

Unidade não recebe novos pacientes do Sistema Único de Saúde porque contrato com o Estado venceu há três meses

novembro 20, 2018 às 18:27 - Por: Redação OP9


O Centro de Tratamento Nefrológico do Recife (Nefrocentro), no bairro de Casa Forte, na Zona Norte, recebe atualmente 295 pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer hemodiálise. Mesmo sendo referência em tratamento de insuficiência renal, a unidade sofre com a falta de medicamentos para anemia e, desde o início de novembro, deixou de receber novos pacientes do SUS, pois está há três meses sem receber o aporte financeiro da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o Nefrocentro, o contrato com a gestão estadual venceu em agosto. Uma renovação de contrato foi solicitada ainda em maio deste ano, mas ainda não saiu. “Nosso contrato venceu, foi solicitada uma renovação e até agora está em análise. O contrato não foi assinado porque a Secretaria de Saúde alega que estão avaliando. Enquanto isso, a gente está mantendo o tratamento dos pacientes sem contar com o contrato”, esclareceu Maroly Alencar, coordenadora geral de enfermagem do centro.

Ainda segundo a Coordenação Geral de Enfermagem, os pacientes que já fazem parte do quadro têm atendimento garantido por algum tempo, mas, caso a situação não seja resolvida, os mesmos poderão ser transferidos para outras unidades. “O que pode acontecer é a gente ter que transferir esses pacientes para outros centros. Hoje, sabemos que a situação de Pernambuco é complicada porque não há vagas disponíveis para 295 paciente”, concluiu Maroly Alencar

Saiba mais na reportagem de Fábio Mendes, da TV Clube, uma emissora do Sistema Opinião 

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: