O portal do Sistema Opinião

POP9

MÃOS DADAS

pe

Juiz aposentado é preso no Recife por venda de sentenças

André Rui de Andrade Albuquerque, 59 anos, é acusado de vender sentenças em conluio com advogados e empresários. Ele foi aposentado compulsoriamente em 2004.

julho 10, 2019 às 18:18 - Por: Redação OP9

O juiz aposentado André Rui de Andrade Albuquerque, 59 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (10) pela Polícia Civil de Pernambuco. Ele é acusado de vender sentenças em conluio com advogados e empresários por meios fraudulentos quando atuava na 1ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes. O magistrado fazia parte dos quadros do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Leia também:
Preso, juiz condenado receberá aposentadoria de R$ 30,8 mil

Juiz aposentado foi preso no Recife. Foto: Divulgação

Juiz aposentado foi preso no Recife. Foto: Divulgação

Em 2004, ele foi aposentado compulsoriamente por força de uma decisão inédita do TJPE. Na ocisão, ele havia sido preso durante a Operação Mãos Dadas e respondeu a um processo administrativo sob a acusação de emitir sentenças fraudulentas e integrar uma quadrilha de atuação nacional.

André Rui é acusado de falsificar sentenças judiciais para facilitar um golpe de R$ 980 mil, aplicado em 2004 contra o aposentado Smil Sinder, que já morreu. O dinheiro era disputado por herdeiros.

O juiz aposentado foi preso nesta quarta-feira por uma equipe do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), que cumpriu um mandado de prisão motivado por uma condenação em segunda instância. A Polícia Civil vai fornecer detalhes da prisão em uma entrevista coletiva agendada para esta quinta-feira (11).

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: