O portal do Sistema Opinião

POP9

Seleção

pe

Duas startups pernambucanas passam a receber apoio do BNDES

Pickcells, do segmento de saúde, e Koy, jurídico, entraram no programa de aceleração BNDES Garagem. Elas foram escolhidas entre mais de cinco mil propostas

Março 24, 2019 às 12:31 - Por: Redação OP9

Duas startups pernambucanas integram a lista de 79 projetos inovadores de diferentes segmentos escolhidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dentro do Programa BNDES Garagem. A Pickcells, especializada no segmento da saúde, trabalha em um equipamento que identifica e quantifica ovos do mosquito Aedes aegypti por fotografias que são processadas através de algoritmos e enviados para a nuvem. Já a Koy, que atua no ramo jurídico, desenvolve aplicativo para advogados acompanharem processos em tablets e celulares, diminuindo a perda de prazos e aumentando a eficiência da equipe.

Paulo Melo é um dos fundadores da Pickcells, startup tecnológica focada em saúde. Foto: Felipe Gabriel/Divulgação

Paulo Melo é um dos fundadores da Pickcells, startup tecnológica focada em saúde. Foto: Felipe Gabriel/Divulgação

Cada projeto escolhido de mais de cinco mil propostas de todas as regiões brasileiras abrange temas de interesse nas áreas de saúde e bem-estar, sustentabilidade socioambiental, economia criativa, segurança, soluções financeiras, educação, internet das coisas e tecnologia de registro distribuído, além de outros importantes sobre economia. Os aprovados obedeceram critérios como consistência e potencial de escala do modelo de negócio.

Todas as empresas participantes do programa passam pelo acompanhamento de profissionais e contarão com estrutura física, apoio tecnológico, administrativo, jurídico, contábil e de comunicação. Do total, 49 se encaixam no módulo criação, voltado para apoiar equipes de empreendedores com propostas de negócios inovadores, e 30 no módulo aceleração, destinado a “startups” (empresas emergentes que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento) já em operação.

“Este programa serve de preparação para as startups que foram selecionadas, por isso o nome garagem, crescerem com o apoio de mentores, do BNDES e outras empresas que já trabalharam com a aceleração de startups”, disse Paulo Melo, CEO da Pickcells. A empresa de tecnologia pernambucana também desenvolve outro projeto para agilizar os resultados de exames de imagem, tomografia, ressonância e raio x.

Para a PickCells, esse investimento ajudará o trabalho do radiologista, que não precisará ficar procurando as respostas nas imagens. Os diagnósticos são disponibilizados depois na plataforma da empresa na web que se integra diretamente com o software do laboratório. “Com esses projetos, conseguiremos aumentar bastante a produtividade, pois a contagem será feita em um microscópio que envia tudo pronto para o computador”, explicou Paulo Melo.

O programa BNDES Garagem Aceleração terá duração de seis meses, estendendo-se de 8 de abril a 27 de setembro deste ano, enquanto o BNDES Garagem Criação vai de 8 de maio a 27 de setembro.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: