O portal do Sistema Opinião

POP9

Dificuldades

pe

Chuvas causam alagamentos e travam o trânsito no Grande Recife

Precipitações intensas no estado causaram problemas em vários pontos da RMR. Estações do metrô estão fechadas e universidades suspenderam as aulas

junho 13, 2019 às 08:05 - Por: Redação OP9

As chuvas que caem no estado desde a madrugada desta quinta-feira (13) causaram problemas em vários pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do estado. Alagamentos, trânsito congestionado e queda de árvores foram alguns dos transtornos registrados na manhã desta quinta-feira (13) na Região Metropolitana do Recife. Universidades suspenderam as aulas e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também suspendeu o expediente nesta quinta-feira. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu no Recife em apenas seis horas o esperado para 10 dias.

Leia também:
Mais um dia de chuva, alagamentos e lentidão no trânsito em Natal
Dia de chuva em Maceió, segundo Semarh. Confira a previsão
Em 24 horas, João Pessoa registra 55% das chuvas esperadas para junho
Parte da BR-230 cede no trecho que liga João Pessoa a Campina Grande
Moradores de Rio Formoso podem ter que deixar casas devido às chuvas

Na Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte do Recife, um poste caiu na altura da Praça de Casa Forte, interrompendo o trânsito na via. Em pontos como o Canal do Arruda, Rua Imperial, avenidas Conselheiro Aguiar, Norte, Caxangá, Conselheiro Portela e Presidente Kennedy,  alagamentos foram registrados. Quem trafega pelo Recife precisa enfrentar um teste de paciência no trânsito. Além da água, sinais de trânsito também apresentaram falhas, causando engarrafamentos.

O Aeroporto dos Guararapes teve a operação alterada por conta do tempo de hoje. Vôos tiveram sua rota mudada. A chuva causou o fechamento da estação Joana Bezerra. O Grande Recife Consórcio de Transporte irá reforçar a frota de ônibus. As demais estações do sistema funcionam normalmente. A CBTU Recife informa que não está em operação na linha Diesel o ramal de Cajueiro até a Estação Curado, devido a riscos de deslizamento de barreira.

Um deslizamento de barreira ocorreu na Rua São Domingos Sávio, no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. No bairro de Dois Unidos, também na Zona Norte, o muro de uma casa caiu. O desabamento parcial do imóvel foi na Rua Leôncio Rodrigues, próximo ao terminal José Amarino dos Reis. Por conta das chuvas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) optou por suspender as aulas no campus Recife.

E os moradores do Recife e da Região Metropolitana podem se preparar para mais chuva. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu ontem um alerta de chuvas moderadas a fortes na RMR e nos municípios da Mata Norte e Mata Sul. O alerta é válido por 24 horas. O órgão acrescenta ainda que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil.

Rio Formoso foi a cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas. Foto: Bruno Araújo/TV Clube/

Rio Formoso foi a cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas. Foto: Bruno Araújo/TV Clube/

Após o alerta meteorológico emitido pela Apac, choveu nas últimas 24horas com maior intensidade nos municípios de Rio Formoso (136,17mm), Ipojuca (97,62mm), Recife (81,78mm), Sirinhaém (75,55mm) e Escada (73,87mm).

Na cidade de Rio Formoso, na Mata Sul, a chuva foi ainda mais forte. Muitas áreas da localidade estão alagadas e há o temor que o rio que dá nome à cidade transborde. Equipes da Defesa Civil de Rio Formoso já estão em estado de alerta. Estima-se que haja 80 pontos de risco de deslizamento ou alagamento na região.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: