O portal do Sistema Opinião

POP9

Meio ambiente

pe

Cerca de 10 mil mudas de árvores serão plantadas no Recife

Iniciativa denominada Maratona Verde prevê ainda a distribuição de 100 árvores entre a população

Maio 15, 2019 às 15:05 - Por: Redação OP9

Entre as espécies que serão plantadas estão pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó. Foto: Divulgação / PCR

Entre as espécies que serão plantadas estão pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó. Foto: Divulgação / PCR

Um total de 10 mil mudas de árvores serão plantadas pelo Recife. A iniciativa Maratona Verde acontecerá entre os dias 3 e 9 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. As primeiras 100 inscrições com sugestões de locais no site irão receber as mudas no endereço registrado, uma semana antes da ação. Os locais serão definidos com a ajuda da população e a partir da avaliação de imagens de satélite e drone. 

O plantio será composto, em sua maioria, por mudas nativas da Mata Atlântica e espécies adaptadas às condições ambientais do Recife. Entre as espécies que serão plantadas estão pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó, de pequeno, médio e grande portes.

Equipes do setor de geoprocessamento e informação, juntamente com os agentes de arborização da secretaria irão avaliar os locais sugeridos e selecionar aqueles com potencial de plantio. Inicialmente, os lugares mapeados foram os equipamentos municipais: de saúde, educação, praças e parques. 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, explica que as equipes estão visitando os locais para checar se é apto ao desenvolvimento da futura árvore. “As equipes já estão em campo, checando as áreas e verificando a potencialidade para o plantio. É importante que a população se cadastre e participe dessa importante iniciativa. Chame o vizinho, envolva sua comunidade e abrace essa causa. Vamos deixar o Recife mais verde”, comentou José Neves.

Para participar e receber uma das mudas ofertadas é preciso realizar um cadastro online, através do site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.  A partir daí, as informações serão sistematizadas e adicionadas aos pontos validados, através de uma foto que deve ser enviada junto com o formulário de inscrição. Pontos de distribuição de mudas, que ainda serão definidos pela secretaria, estarão espalhados em locais estratégicos pela cidade.

A Maratona Verde é uma das estratégias da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife para incentivar a ampliação, de forma coordenada, da massa verde da capital pernambucana, medida que promete trazer diversos benefícios, como armazenamento de carbono, redução da poluição do ar e de ruídos, sombreamento, restauração de solos degradados e embelezamento.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: