O portal do Sistema Opinião

POP9

DENÚNCIA

pe

Após morte de bebê, falta vacina para sarampo no Recife

Equipe de reportagem esteve em postos de saúde da Zona Norte e da Zona Oeste e não encontrou a vacina. Saúde informa que situação já foi normalizada

setembro 5, 2019 às 22:02 - Por: Redação OP9

Após um bebê ter a morte confirmada por sarampo no estado, a Secretaria Estadual de Saúde reforçou as ações de conscientização sobre a importância da vacinação. No entanto, em alguns postos do Recife, a vacina está em falta. A equipe de reportagem do Jornal da Clube, da TV Clube, uma emissora do Sistema Opinião, esteve no Posto de Saúde José Bonifácio, no Morro da Conceição, na Zona Norte, onde os moradores estão sem acesso à imunização desde segunda-feira (2) e não têm sequer previsão de quando a vacina voltará a ser disponibilizada. O grave problema também foi encontrado na Zona Oeste da cidade.

Leia também:
Sarampo cresce 18% no país, alerta Ministério da Saúde
Bebê de sete meses tem morte confirmada por sarampo
Estados começam a receber doses extras de vacina contra o sarampo

No Posto de Saúde de Roda de Fogo, a vacina também está em falta. Através de nota oficial, a Secretaria de Saúde do Recife informou que a unidade de Roda de Fogo está abastecida e que, na última terça-feira, recebeu 100 doses da vacina. Já sobre a unidade do Morro da Conceição, a Saúde explicou que o posto estava com o ar-condicionado quebrado, mas o problema já foi resolvido.

Casos de sarampo em Pernambuco

A primeira morte do ano por sarampo em Pernambuco foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (2). Um bebê de apenas sete meses, natural de Taquaritinga do Norte, no Agreste, teve a causa do óbito pela doença confirmada após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. A criança morreu no dia 17 de agosto.

O bebê estava no grupo de 13 pacientes que tiveram a confirmação do sarampo depois dos exames da Fiocruz. Entre os casos confirmados estão três pacientes são moradores do Recife, três de Caruaru, um de Frei Miguelinho, um de Santa Cruz do Capibaribe e cinco de Taquaritinga do Norte, incluindo a criança que morreu.

Ao longo deste ano, já foram notificados 395 casos suspeitos de sarampo no estado, desse total, 86 foram descartados e 296 continuam em investigação.

Nota oficial divulgada pela Secretaria de Saúde do Recife

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife esclarece que a Unidade de Saúde da Família (USF) Roda de Fogo/Sinos, nos Torrões, está abastecida com todas as vacinas. Na última terça-feira (3), a unidade recebeu 100 doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Sobre a USF Morro da Conceição, a Sesau explica que a geladeira da sala de vacina da unidade não está quebrada. Houve um problema no ar condicionado, que já foi resolvido e a vacinação será retomada ainda hoje (quinta 05), quando a temperatura da sala estabilizar.

A Sesau reforça que está com o estoque abastecido de vacina tríplice viral. Somente da última semana até esta quinta, o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife recebeu 30 mil doses da Secretaria Estadual de Saúde. Eventualmente, podem ocorrer faltas pontuais das vacinas nas unidades de saúde, que são prontamente repostas pelo PNI do Recife. A Secretaria informa ainda que as doses da vacina tríplice viral estão disponíveis durante todo o ano em 170 unidades de saúde do Recife para quem atende ao perfil recomendado pelo Ministério da Saúde.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: