O portal do Sistema Opinião

POP9

🍻🍺🍻🍺🍻

pe

As cervejas artesanais tomam conta de Olinda neste fim de semana

1° Festival de Cerveja Artesanal de Olinda , na praça do Carmo

agosto 9, 2018 às 18:34 - Por: Redação OP9

Ekaut. Foto: Reprodução/Instagram

Ekaut é uma das cervejas que estão participando do Festival em Olinda. Foto: Reprodução/Instagram

As pessoas gostam dela bem gelada, costumam tomar acompanhada de algum petisco, é preferência nacional e não pode faltar nas festas e nos churrascos. Estamos falando de cerveja. A produção de rótulos em Pernambuco cresceu tanto que vários festivais tentam agrupar as marcas para aproximar ainda mais o consumidor. E, desta vez, Olinda é o cenário de fundo para a degustação.

Neste fim de semana, entre os dias 10 e 12 de agosto, será realizado o 1° Festival de Cerveja Artesanal de Olinda, que acontece sempre das 16h à 0h, na Praça do Carmo.

Na programação do primeiro dia, o público poderá acompanhar, a partir das 16h, uma palestra com especialista em produção de cervejas artesanais, vigilância sanitária e representantes do Ministério da Agricultura para aprender sobre a bebida e desafios da cerveja artesanal no país.

As marcas que participam do evento são: Seis Punhos, Capunga, Babylon, Duvália, Armorial, Pernambucana, Patt Lou, Weissdorn, Hellcife, Navegantes, GrunsBier, Ekaut, Quatro Cantos, FriedaHaus, Cavallotti, Debron Bier, Manguezal.

Cerveja artesanal Duvália é de Olinda e estará também no Festival. Foto: Divulgação/ Instagram Duvália

A cervejaria Duvália é da cidade de Olinda e também marcará presença no Festival, a marca produz por mês mais de cinco mil litros e deve chegar aos 45 mil no segundo semestre de 2019. “O evento será importante para consolidar ainda mais o setor, que alia paixão dos produtores e consumidores, qualidade, investimento em equipamentos e muita personalidade, pois cada rótulo é uma experiência única para o paladar”, destaca o dono da marca, Mário Acioli.

Segundo a Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (APECERVA), em Pernambuco existem 24 marcas e 11 fábricas registradas. Olinda ainda conta com outras marcas, como a Quatro Cantos e a Seis Punhos.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apontam crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no Brasil em 2017.  Em 2016 foram 493, e em 2017, 679 empresas. As informações constam no site da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal.

O mercado de cerveja artesanal movimenta R$ 500 milhões anuais só em Pernambuco e vêm crescendo em todo o país, com média de 40% ao ano.

Serviço

1º Festival de Cerveja Artesanal de Olinda
Onde: Praça do Carmo, Olinda
Quando: Sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12)
Horário: 16h à 0h
Valor: Acesso gratuito

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: