O portal do Sistema Opinião

POP9

FESTA

pe

Dia Nacional do Frevo: celebrações mantêm a cultura pulsante

Olinda e Recife montaram programações especiais para comemorar a data

setembro 13, 2018 às 21:20 - Por:

arruando4

Comemorações do Dia Nacional do Frevo, acontecem nesta sexta-feira (14) e domingo (16), no Recife. Foto: Divulgação/ Tiago J Silva

“Eu quero frevo, eu quero frevo”! O ritmo mais pernambucano de todos, que embala os foliões locais e também os que visitam o nosso Carnaval tem um lugar reservado no calendário de eventos nacionais. E a data é nesta sexta-feira, 14 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Frevo. ✨

Escolha da data

A data foi criada em homenagem ao dia de nascimento do jornalista Osvaldo da Silva Almeida, apontado como um dos criadores da palavra “frevo”. O objetivo também foi criar mais uma data para celebração do frevo fora do período carnavalesco.

Além do Dia Nacional do Frevo, o ritmo também foi declarado, em 2012, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2007, o frevo já havia sido declarado como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dia Municipal do Frevo

Considerado uma das maiores manifestações culturais do Estado, o Frevo tem no Recife uma data só para ele, celebrado no dia 09 de fevereiro. Sua denominação faz referência à fervura da dança que mistura passos do maxixe e capoeira, composta por movimento de pernas que se dobram e estiram.

A escolha da data se deve a utilização do nome “frevo”, pela primeira vez, em um jornal do Recife chamado “Jornal Pequeno”, em 9 de fevereiro de 1907, há 111 anos. A origem se deu a partir das marchinhas de Carnaval, com influência de alguns passos de ballet clássico e outras danças afro-brasileiras populares.

Para celebrar o dia, vários eventos foram marcados para esta sexta, sábado e domingo. Confira a lista e não deixe de cair no passo. 🌂 ✨

Arruando

Orquestra Arruando em apresentação no Marco Zero. Foto: Divulgação: Tiago Silva

RECIFE

  • No Paço do Frevo, no Recife Antigo, o Quinteto Arraial se apresenta de graça, a partir das 12h, dedicando seus cinco saxofones ao frevo de rua, a mais popular e contagiante faceta do frevo. A apresentação será na entrada do Paço, no salão em que funciona o Café Malakoff, e é gratuita.
  • Ainda no Paço do Frevo, nestes sábado (15) e domingo (16), das 14h às 17h, os visitantes também estão convidados a cair no passo, numa vivência de 10 passos do enorme acervo produzido nas ruas, desde que a polca, o dobrado, a marcha e o jazz se misturaram, dando origem à música que foi buscar na capoeira inspiração para ser coreografada. No fim de semana, o Paço do Frevo funciona das 14h às 18h e os ingressos custam R$ 8 e R$ 4 (meia). O museu fica na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife.
  • Na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, também conhecida como Escola de Frevo do Recife, a festa será na próxima quarta-feira (19), às 15h. Na ocasião, haverá um concerto aula do Quarteto Encore, acompanhado por um solo de Nicole Nascimento, 14 anos, aluna da escola e do Instituto de Música Dom da Paz. A escola fica na Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada.
  • No domingo (16), a Orquestra Arruando, por meio do projeto “Recife do Frevo e do Passo”, vai celebrar o Dia Nacional do Frevo ao som de muitas frevadas e passos frenéticos, a partir das 15:30, no Marco Zero. Além disso, a data também marca a despedida do Maestro Nunes, Mestre-Vivo do Frevo, falecido há dois anos. Ele será homenageado pela Orquestra, que executará algumas das suas composições. O projeto é realizado quinzenalmente aos domingos e segue até novembro. Nesta terceira edição do projeto Recife do Frevo e do Passo, além do aulão de frevo, oferecido em todos os shows da Arruando, o Mestre Zeca ensinará passos do coco. Haverá distribuição de cartilhas com as letras das músicas e de 120 sombrinhas para o público presente.
SERVIÇO
Show da Orquestra Arruando
*Com participação do Mestre Zeca do Rolete
Quando: 16 de setembro (domingo), das 15h30 às 18h
Onde: No Marco Zero – Bairro do Recife
Entrada: Acesso gratuito
Brincantes na ladeira

Brincantes da alegria ensinando os passos do frevo ao ar livre em Olinda. Foto: Divulgação

OLINDA

  • A Prefeitura de Olinda montou uma programação para enaltecer o ritmo carnavalesco e comemorar simbolicamente a data Nacional do Frevo. O Frevolinda se apresentará, a partir das 8h, no Alto da Sé, no Sítio Histórico da Marin dos Caetés, e vai contar com a presença de 250 passistas. Além disso, serão oferecidas aulas de frevo para turistas e alunos da rede municipal de ensino. À noite, a partir das 18h, haverá um cortejo acompanhado por uma orquestra e pela Boneca Gigante do Frevo. O bloco sairá da Praça do Carmo, onde haverá um bolo de aniversário para o frevo, em direção à Pitombeira.

SERVIÇO
Frevolinda
Quando: 14 de setembro (sexta-feira), das 8h às 18h
Onde: Alto da Sé e depois Pitombeira dos Quatro Cantos
Entrada: Acesso gratuito

  • No Shopping Patteo Olinda também tem programação para comemorar o Dia Nacional do Frevo. Haverá aulas gratuitas, para crianças e adultos, em parceria com o grupo de passistas Brincantes das Ladeiras e cortejo com a Orquestra Paranampuká, regida pelo maestro Rinaldo Dias, que promete transformar o mall em uma verdadeira prévia carnavalesca. As aulas para as crianças começa às 17h, e para os adultos às 18h. Será realizada no piso L1 e contará com um aquecimento com jogos lúdicos, bambolês, corda, sombrinhas, musicalidade e o ensino dos principais passos do frevo.

SERVIÇO

Aulas de frevo para crianças e adultos
Quando: 14 de setembro (sexta-feira), das 17h às 18h
Onde: Shopping Patteo Olinda
Entrada: Acesso gratuito

Sharon Baptista

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: