O portal do Sistema Opinião

POP9

ESPECIAL

pb

Elba Ramalho, a estrela que não se apaga do São João de Campina

Cantora paraibana será a grande homenageada da festa em 2019 depois de ter perdido o posto de atração maior do dia 23 de junho

dezembro 30, 2018 às 10:14 - Por:

Arte: Keops Ferraz/OP9

Arte: Keops Ferraz/OP9

Cantora desde 1968, Elba Maria Nunes Ramalho é conhecida por exaltar a música nordestina por onde passa. Na Paraíba, Elba Ramalho tornou-se ícone do Maior São João do Mundo que acontece em Campina Grande, no Agreste do estado, onde se apresentou pela primeira vez nos festejos em 1998. No entanto, a artista que se apresentava tradicionalmente na noite do dia 23 de junho, data em que se celebra a véspera de São João, perdeu o posto de atração maior em 2018 e isso gerou polêmica.

Clique aqui para ver a história de outros personagens de 2018 do Nordeste

Após ser divulgada a programação do São João de Campina Grande neste ano, a cantora não estava presente. De acordo com a organização da festa, o motivo seria que Elba não tinha datas disponíveis na sua agenda, mas as suspeitas levantadas para explicar a ausência eram sobre uma crítica que Elba Ramalho teria feito à presença em massa de artistas sertanejos na festa do ano anterior.

Em pronunciamento, a cantora destacou que “não tinha sido uma escolha dela” ficar de fora dos festejos. “Se não estou aí esse ano não é porque não quis, é porque tiveram outras preferências. Normal, com todo respeito e sem querer ferir ninguém. Minha arte não é oportunista, levo isso muito a sério”, frisou.

Os fãs da artista se mobilizaram nas redes sociais e em resposta ao apelo, a organização da festa e a cantora conseguiram encaixá-la no dia 17 de junho onde se apresentou no palco do Parque do Povo. Para a mídia, os comentários giravam em torno de que a estrela do São João, Elba Ramalho, teria deixado de brilhar e que estava sendo desprestigiada.

Mas em resposta aos ataques, a Prefeitura de Campina Grande juntamente com a Aliança Comunicação e Cultura, anunciaram que em 2019 Elba Ramalho será homenageada pela festa e deve se apresentar na noite do dia 23 onde é marcado o ápice dos festejos. Além da artista, Jackson do Pandeiro também será homenageado.

Yasmin Alencar

Jornalista. Editora do portal OP9-PB.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: