O portal do Sistema Opinião

POP9

Eleições 2018

pb

TV Borborema promove debate com os candidatos ao Governo da PB

Emissora do Sistema Opinião promove importante debate para a eleição na Paraíba, dia 19, a partir das 17h45, com transmissão ao vivo na TV e na internet

setembro 17, 2018 às 21:50 - Por: Redação OP9

Kalilka Vólia será a mediadora do debate da TV Borborema com os candidatos ao Governo da Paraíba. Foto: TV Borborema

Kalilka Vólia será a mediadora do debate da TV Borborema com os candidatos ao Governo da Paraíba. Foto: TV Borborema

A TV Borborema, emissora do Sistema Opinião em Campina Grande, na Paraíba, vai promover na próxima quarta-feira (19), a partir das 17h45, um debate com os candidatos ao Governo do Estado. O encontro acontecerá a 18 dias da eleição e após várias pesquisas terem sido divulgadas. Ao todo, o debate terá 1 hora e 45 minutos de duração, que serão divididos em cinco blocos.

Confirmaram presença no debate que será mediado pela apresentadora Kalilka Vólia os candidatos João Azevedo (PSB), Lucélio Cartaxo (PV), José Targino Maranhão (MDB), Rama Dantas (PSTUL) e Tárcio Teixeira (PSOL). Além da transmissão pela TV, o debate da TV Borborema será transmitido ao vivo pela página da emissora no Facebook e terá cobertura completa do Portal OP9.

Os debatedores devem chegar à sede da TV Borborema até as 16h45. A localização de cada candidato no cenário foi sorteada em reunião com os representantes e assessores, ficando definido da seguinte forma, da esquerda para direita (de quem assiste): Rama Dantas, José Targino Maranhão, João Azevedo, Lucélio Cartaxo e Tárcio Teixeira.

Não serão permitidas ofensas pessoais e os pedidos de direito de resposta serão avaliados pela direção do debate e pelo departamento jurídico da TV Borborema/SBT. Os pedidos, caso aconteçam, terão que ser feitos dentro do bloco onde houve a possível ofensa. Caso seja concedido o direito de resposta, o candidato exercerá apenas no último bloco do debate, antes das considerações finais, e o tempo total será de 1 minuto.

“Trata-se de uma grande oportunidade que a TV Borborema está oferecendo aos eleitores para que todas as dúvidas com relação aos candidatos sejam dirimidas. E os candidatos também ganharão um excelente espaço para mostrar as suas propostas e ideias para melhorar a vida do cidadão paraibano; além do mais, num horário nobre, com condições para que a população assista”, disse Bastos Farias, gerente de jornalismo da TV Borborema.

Veja, detalhadamente, como será cada bloco do debate da TV Borborema
  • 1º Bloco

No primeiro bloco, os debatedores terão um minuto cada um para apresentar o seu perfil. As apresentações serão feitas na mesma ordem que foram escolhidas as bancadas. Essa mesma regra serve para as considerações finais, no último e quinto bloco.

  • 2º Bloco

No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas realizadas pelos eleitores, com comentário (réplica) de seus adversários. As perguntas dos eleitores serão antecipadamente gravadas e serão feitas através de sorteio, sem que os candidatos saibam do tema e/ou conteúdo. O sorteio vai definir a sequência que o candidato vai responder. Serão feitas cinco perguntas nesse bloco, sendo uma para cada um dos debatedores, de forma alternada.

Serão destinados 30 segundos para a pergunta do eleitor, um minutos e quarenta e cinco segundos para a reposta do candidato, quarenta e cinco segundos para o comentário do outro candidato e mais quarenta e cinco segundos para tréplica.

  • 3º Bloco

No dia do debate, uma hora antes, a comissão organizadora, na presença da assessoria dos candidatos, sorteia os debatedores que irão perguntar, de forma a chegar no debate já sabendo a ordem de quem vai perguntar. Os temas são livres. O sorteado poderá fazer a pergunta ao adversário que escolher, no instante do debate. Se existir a necessidade de repetição de candidato para responder, quem for fazer a pergunta escolhe o adversário, mesmo que já tenha respondido.

Serão destinado quarenta segundos para a pergunta, um minuto e quarenta e cinco segundos para a resposta, quarenta e cinco segundos para réplica e quarenta e cinco segundos para tréplica.

  • 4º Bloco

No dia do debate, uma hora antes, a comissão organizadora, na presença da assessoria dos candidatos, sorteia os debatedores que irão perguntar e responder, de forma a chegar no debate já com as duplas definidas. Os temas também serão livres.

Serão destinado quarenta segundos para pergunta, um minuto e quarenta e cinco segundos para resposta, quarenta e cinco segundos para réplica e quarenta e cinco segundos para tréplica.

5º Bloco

No quinto bloco, cada candidato terá um minuto para as considerações finais. A ordem das considerações finais seguirá o sorteio que foi feito para definir o posicionamento dos candidatos no estúdio.

Por fim, ainda será destinado mais um minuto para cada candidato avaliar o debate, seguindo a mesma ordem do primeiro bloco e do quinto; das considerações finais. Vale destacar que fica definido que o candidato que, por acaso, desistir de participar do debate, terá o seu nome afixado no púlpito. No entanto, não terá o nome incluído nos sorteios.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: