O portal do Sistema Opinião

POP9

Xeque-Mate

pb

Roberto Santiago é levado ao 1º BPM após audiência de custódia

Empresário foi preso na 3ª fase da Operação Xeque-Mate deflagrada na manhã desta sexta-feira (22)

Março 22, 2019 às 14:18 - Por: Redação OP9

O empresário foi preso na manhã desta sexta-feira (22), na 3ª fase da Operação Xeque-Mate. Foto: Reprodução.

O empresário foi preso na manhã desta sexta-feira (22), na 3ª fase da Operação Xeque-Mate. Foto: Reprodução.

O empresário Roberto Santiago foi encaminhado ao 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), localizado no Centro de João Pessoa após passar por audiência de custódia. Ele foi preso no bairro do Bessa na 3ª fase da Operação Xeque-Mate deflagrada na manhã desta sexta-feira (22).

Mesmo não possuindo curso superior, o juiz Henrique Jorge Jácome, em acordo com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), decidiu que Roberto Santiago seguiria para o 1º BPM por questões de segurança. O empresário é acusado de fazer parte de um esquema de corrupção e fraudes de licitação no município de Cabedelo, Região Metropolitana da capital.

Operação Xeque-Mate

A primeira fase da Operação Xeque-Mate foi deflagrada em abril de 2018 desarticulando um esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo. Um escândalo que envolveu os poderes Legislativo e Executivo da cidade e colocou na prisão o então prefeito Leto Viana, o vice-prefeito e outros cinco vereadores, entre eles, o presidente da Câmara Municipal.

De acordo com a denúncia do MPPB, a organização criminosa surgiu a partir da compra do mandato do então prefeito Luceninha, motivada por dívidas da campanha eleitoral. Desde então, a organização passou a praticar diversos crimes como desvio de recursos públicos através da indicação de servidores fantasmas; corrupção ativa e passiva; fraudes em licitações; lavagem de dinheiro; avaliações fraudulentas de imóveis públicos e recebimento de propina para aprovação ou rejeição de projetos legislativos. As investigações mostram que o pagamento da propina teria sido feito com a ajuda do empresário Roberto Santiago.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: