O portal do Sistema Opinião

POP9

RANKING

pb

João Pessoa faz parte das 50 cidades com mais acidentes de trabalho

Entre as ocupações mais afetadas por acidentes de trabalho estão: atendente comercial, servente de obras, técnico de enfermagem e carteiro

setembro 11, 2019 às 12:03 - Por: Redação OP9

A cada 15 dias, uma morte por acidente de trabalho é registrada no Brasil. Os dados são do Ministério Público do Trabalho e de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, em 2018, a Paraíba registrou 4.300 acidentes em ambientes de trabalho e João Pessoa concentrou mais de 1.800, ou seja, duas vezes mais do que o registrado em Campina Grande que é a segunda cidade no ranking do estado com 854 acidentes.

Entre as ocupações mais afetadas por acidentes de trabalho estão: atendente comercial, servente de obras, técnico de enfermagem e carteiro. Na capital, somente no período de 2012 a 2018, já foram registrados 8 mil acidentes de trabalho. Uma estimativa que chegou a 35,7% em 2018. Com esses registros, a cidade aparece no 55º lugar do ranking nacional de notificações de acidentes.

Na construção civil, por exemplo, é possível imaginar a quantidade de situações perigosas para os trabalhadores. São eles, altura, equipamentos, materiais pesados e maquinários. Por isso, os equipamentos de segurança são itens indispensáveis e obrigatórios para garantir a saúde e continuidade do trabalho.

“Todos os trabalhadores usam capacetes, botas, luvas, máscaras, além de cordas e cintos de proteção que amparam o trabalhador caso exista algum sinistro”, relatou o engenheiro civil Diego Fernandes. O engenheiro alerta que apesar de muitas construtoras disponibilizarem equipamentos, ainda há descuidos por parte do próprio trabalhador.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: