O portal do Sistema Opinião

POP9

Solidariedade

pb

Hospital Universitário realiza campanha de doação de sangue

Coleta será feita por profissionais do Hemocentro de Campina Grande e com apoio de alunos da UFCG

dezembro 6, 2018 às 10:47 - Por: Redação OP9

Ação será realizada dia 11 de dezembro com apoio do Hemocentro. Foto: Agência Brasil

Ação será realizada dia 11 de dezembro com apoio do Hemocentro. Foto: Agência Brasil

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizará na próxima terça-feira (11) uma campanha de doação de sangue. A ação será realizada das 8h às 15h na sala do Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação regular, atrair doadores e ampliar o estoque do Hemocentro Regional de Campina Grande.

A ação contará com o apoio de aproximadamente 60 alunos de medicina da UFCG. Todo o trabalho de coleta de sangue será feito pela equipe do Hemocentro. “Para isso, a gente vai fornecer o aparato necessário, como também os profissionais que realizam o trabalho, pois o doador passa por uma avaliação médica, em que será identificado se naquele dia e naquele momento ele está apto a doar. O HU está disponibilizando o espaço físico e alguns materiais para que a gente possa executar a ação com sucesso, além de contribuir na divulgação e mobilização da comunidade”, explicou Adnalva Barbosa Martins, assistente social do Hemocentro Regional de Campina Grande.

Requisitos para doação de sangue 

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal)
  • Pesar no mínimo 50 kg
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe)
  • A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: