O portal do Sistema Opinião

POP9

Vencedores

pb

Veneziano e Daniella são eleitos os novos senadores da Paraíba

Candidatos de Campina Grande mostraram a força do interior do estado no pleito 2018

outubro 7, 2018 às 21:28 - Por: Redação OP9

Veneziano e Daniella são de Campina Grande. Foto: Montagem/ OP9

Veneziano e Daniella são de Campina Grande. Foto: Montagem/ OP9

Veneziano Vital do Rego (PSB) e Daniella Ribeiro (PP), ambos postulantes de Campina Grande, foram os grandes vencedores da corrida eleitoral pelo senado na Paraíba nas eleições 2018. Daniella, inclusive, é a primeira senadora mulher do estado. Ela foi eleita com 24,27% dos votos. Já Veneziano foi o senador mais votado deste ano, com 24,62%.

De acordo com o resultado divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na terceira posição aparece Luiz Couto (PT) com 23,11% dos votos. Logo em seguida estão Cássio Cunha Lima, com 17,51%, Roberto Paulino (MDB), com 7,66%, Nelson Júnior (Psol), com 2,41% e, por fim, Nivaldo Mangueira (Psol), com 0,42%.

Conheça Veneziano Vital do Rego

Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto nasceu em Campina Grande, no dia 17 de julho de 1970. É filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi vereador e prefeito da cidade de Campina Grande-PB. É graduado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Veneziano é filho da ex-deputada federal Nilda Gondim e do jurista e ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo (já falecido).

Veneziano faz parte da chapa majoritária de João Azevedo. Foto: Divulgação/ Veneziano

Veneziano faz parte da chapa majoritária de João Azevedo. Foto: Divulgação/ Veneziano

Em 1975, Veneziano começou a estudar no Instituto São Vicente de Paulo, fazendo posteriormente o ginásio na Escola Virgem de Lourdes (Lourdinas) e o Ensino Médio no Colégio Imaculada Conceição (Damas). Em 1987 é aprovado no vestibular de Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e depois transferido para o Centro de Ensino Unificado de Brasília, em decorrência de seu pai ter sido eleito deputado federal.

Em 1996, Veneziano elegeu-se vereador de Campina Grande pela primeira vez, sendo reeleito em 2000. Em 2002 candidata-se a deputado federal. Não obteve êxito, mas conseguiu uma grande votação, o que lhe conferiu a primeira suplência da coligação.

Já em 2004, Veneziano é eleito prefeito de Campina Grande pela primeira vez, derrotando o candidato Rômulo Gouveia, do PSDB, em 2º turno, numa eleição em que Veneziano, com o apoio e apenas dois vereadores e lutando contra as estruturas do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal de Campina Grande, venceu o adversário com uma diferença de apenas 791 votos.

Em 2005 casou com a advogada Ana Cláudia. Em 2008 foi reeleito para o segundo mandato, derrotando novamente Rômulo Gouveia, desta vez com uma diferença de votos quase dez vezes maior: 6.879 votos. Em 2014, foi eleito Deputado Federal com 177.680 votos, sendo o mais votado na sua cidade natal, com 62.915 sufrágios, o que corresponde a 32,23% dos votos dos campinenses.

Conheça Daniella Ribeiro

Daniella Ribeiro nasceu em Campina Grande e é filha do atual vice-prefeito da sua cidade natal, Enivaldo Ribeiro (PP). Ela iniciou a sua vida política em 2004, quando foi candidata a vice-prefeita de Campina Grande na chapa de Rômulo Gouveia, mas acabou perdendo.

Daniella Ribeiro será a nova senadora da Paraíba. Foto: Divulgação/ Daniella Ribeiro

Daniella Ribeiro será a nova senadora da Paraíba. Foto: Divulgação/ Daniella Ribeiro

Quatro anos depois, conseguiu se eleger vereadora do município. Ela está atualmente no segundo mandato de deputada estadual na Paraíba.

Daniella é formada em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), já foi professora e tem pós-graduação em relações internacionais na Universidade de Brasília (UnB). A primeira senadora mulher da Paraíba tem três filhos; Lucas , Marcella e Gabriel. Lucas, inclusive, é atualmente vereador em Campina Grande.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: