O portal do Sistema Opinião

POP9

ANIVERSÁRIO

pb

Comércio muda cenário de João Pessoa em 434 anos de história

Capital da Paraíba é responsável por mais de 30% do PIB do estado. O comércio é o maior empregador e gerador de renda da cidade, são cerca de 40 mil trabalhadores na ativa

agosto 5, 2019 às 08:56 - Por: Redação OP9

A realidade do comércio varejista de João Pessoa, que se concentrava em poucas ruas do Centro da cidade, mudou de cenário. O município cresceu no decorrer dos seus 434 anos e o comércio acompanhou. Hoje, os quatro cantos da capital experimentam o avanço e crescimento econômico que se deu por meio dos primeiros lojistas da cidade.

A Rua Maciel Pinheiro, por exemplo, é uma das vias mais antigas da capital e foi nela onde surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais da cidade. Alguns lojistas estão no local há muitos anos. Sebastião Severiano, por exemplo, chegou há 32 anos e conta o que viu de mudança. “Existia de tudo. Desde alimentação, vestuário, peças de automóveis, construção civil, Correios e uma infinidade de coisas, já que o comércio de João Pessoa nasceu aqui”, relatou o comerciante.

O crescimento econômico da cidade se deu pelos seus primeiros lojistas. Foto: Reprodução/TV Manaíra

O crescimento econômico da cidade se deu pelos seus primeiros lojistas. Foto: Reprodução/TV Manaíra

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, o comércio na capital teve um crescimento muito forte. “O comércio de João Pessoa teve um crescimento muito grande nos bairros. A princípio se iniciou na cidade baixa. Normalmente, todas as lojas e casas residenciais ficavam no Centro em frente ao rio. Em seguida, na década de 1970, toda a cidade virou-se para o mar”.

Com potencial para chegar economicamente bem ao seu primeiro milhão de habitantes, João Pessoa é a locomotiva que puxa a economia paraibana, sendo responsável por mais de 30% do PIB do estado, aferido pelo IBGE em R$ 18,3 bilhões. O comércio é o maior empregador e gerador de renda da cidade. São cerca de 40 mil trabalhadores na ativa.

A história do supermercado começou há 25 anos em um dos bairros mais populosos de João Pessoa, o bairro dos Bancários. Foto: Reprodução/TV Manaíra

A história do supermercado começou há 25 anos em um dos bairros mais populosos de João Pessoa, o bairro dos Bancários. Foto: Reprodução/TV Manaíra

Uma rede de supermercados da cidade emprega diretamente mais de 1.200 pessoas que estão distribuídas em dez lojas. A história do supermercado começou há 25 anos em um dos bairros mais populosos de João Pessoa, o bairro dos Bancários. “De uma loja minúscula, fomos colocando nossas ideias em prática e foi dando certo”, disse o empresário responsável pelo supermercado, Ronaldo Cardoso.

Em um ranking dos setores que mais crescem estão: serviços e turismo, móveis e eletrônicos, equipamentos de informática, vestuário, alimentos e bebidas que figuram entre as dez mil empresas da capital. “Hoje, o comércio de João Pessoa é de um comércio varejista amplo. Verificamos que a cidade vem crescendo a cada dia e se tornou citada em todo o Brasil como uma ótima cidade para se viver e trabalhar”, destacou Marconi Medeiros.

Com informações da repórter Rafaelly Leite 

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: