O portal do Sistema Opinião

POP9

Desafio

ne

Nordestão: pelo título, Botafogo-PB terá de quebrar tabu de 20 anos

Botafogo-PB e Fortaleza voltam a campo nesta quarta-feira (29) para a final da Copa do Nordeste. O jogo será no Almeidão, em João Pessoa. A vantagem é dos cearenses

Maio 29, 2019 às 09:17 - Por:

O Fortaleza venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Castelão. Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC/Divulgação

O Fortaleza venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Castelão. Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC/Divulgação

Botafogo-PB e Fortaleza voltam a campo nesta quarta-feira (29) para a grande decisão da Copa do Nordeste. O jogo será às 20h, no Almeidão, em João Pessoa. A vantagem é dos cearenses, que venceram a ida por 1 a 0, gol de Wellington Paulista. Caso o Fortaleza vença ou empate, sai campeão. Vitória do Botafogo-PB por um gol de diferença leva o confronto para os pênaltis. Se os paraibanos ganharem por dois ou mais tentos, conquistam o título.

Leia também:
Com placar magro, Fortaleza sai na frente do Botafogo-PB na final
Por título inédito, Fortaleza e Botafogo-PB decidem Nordestão
VAR será novidade nas finais da Copa do Nordeste entre Fortaleza x Botafogo

Favorito, além de ter um time superior no papel, o Fortaleza tem a seu favor o fato de não ter sofrido gols no mata-mata da competição. A última vez que a equipe foi vazada na sétima rodada da primeira fase, quando empatou com o Moto Club por 1 a 1 fora de casa. Mas o forte do clube está mesmo em seu ataque, melhor da competição, com 18 gols marcados. Assim como fez no primeiro jogo, o técnico Rogério Ceni deve rodar o elenco, mas isso não quer dizer que os cearenses terão um time fraco. Nomes como Dodô, Osvaldo e Wellington Paulista devem estar em campo.

Já o Botafogo-PB terá o desafio de jogar de forma mais agressiva do que na primeira partida. Apesar da derrota, o sistema defensivo foi bem, mas no ataque o time pouco ameaçou o Fortaleza. A equipe espera que o fator casa dê a força extra para superar o adversário, como já aconteceu na primeira fase. No mesmo Almeidão, as duas equipes se enfrentaram em fevereiro e os paraibanos saíram vencedores por 1 a 0. Entretanto, o artilheiro do time, Marco Aurélio, ainda é dúvida para o jogo decisivo. O último jogo dele foi a semifinal contra o Náutico, no dia 9.

Tabu de 20 anos estará em jogo

Caso o Botafogo-PB seja campeão, terá quebrado um tabu que já dura mais de 20 anos. Até o momento, em 15 edições da Copa do Nordeste, o único time que conquistou o título depois de perder o jogo de ida foi o América-RN, em 1998. Na ocasião, os potiguares foram derrotados na primeira partida por 2 a 1 para o Vitória, em Salvador. Em Natal, o América-RN reverteu a desvantagem e fez 3 a 1 para se sagrar campeão.

Henrique Souza

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: