O portal do Sistema Opinião

POP9

Quadrinhos

in

Ilustrador ironiza e diz querer Crivella para promover próximo livro

Jim Cheung, um dos autores da HQ “Vingadores: A Cruzada das Crianças”, afirmou que o fato do livro, lançado em 2010, ter sido trazido aos holofotes agora é um indicativo de como o prefeito do Rio está desconectado dos tempos atuais

setembro 10, 2019 às 16:21 - Por: Guilherme Sobota (Agência Estado)

Jim Cheung e o quadro do beijo gay que ele ilustrou para a HQ "Vingadores - Cruzada das crianças" (Divulgação)

Jim Cheung e o quadro do beijo gay que ele ilustrou para a HQ “Vingadores – Cruzada das crianças” (Divulgação)

O ilustrador britânico Jim Cheung – um dos autores da HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças, quadrinho que foi a preocupação central do prefeito do Rio durante o fim de semana da Bienal do Livro – usou seu Instagram para comentar o ocorrido.

“Foi com grande surpresa que soube que o prefeito do Rio de Janeiro decidiu banir as vendas do meu livro (com Allan Heinberg), supostamente por conter material impróprio”, disse Cheung.

“Eu não sei o que causou o prefeito a perseguir um trabalho de uma década atrás, que já está à venda há muitos anos, mas posso dizer honestamente que não houve nenhuma motivação escondida ou agenda para promover qualquer estilo de vida, nem mirar uma única audiência”, prosseguiu o ilustrador. “A cena (do beijo) meramente mostra um momento terno entre dois personagens que estão num relacionamento estável.”

“Eu deveria contratar o prefeito do Rio de Janeiro para promover meu próximo livro”, disse ele em um comentário na rede social.

Leia também:
Tentativa de censura promoveu literatura LGBT na Bienal do Rio
Felipe Neto distribuirá 14 mil livros com tema LGBT na Bienal do Rio
Fiscais são vaiados ao buscarem HQ com beijo gay na Bienal do Rio
Crivella volta às redes sociais para justificar pedido de recolhimento

O ilustrador explica ainda que seu objetivo é apenas contar histórias, “com tantos personagens autênticos e diversos quanto possível”. Para ele, o fato do livro ter sido trazido aos holofotes agora é um indicativo de como o prefeito do Rio está desconectado dos tempos atuais.

“Espero que o belo povo do Brasil, a nação orgulhosa e maravilhosamente diversa, veja através desse ‘barulho’ político e foque na luz, e em jeitos de se unir, em vez de ajudar a costurar os fios do conflito e da divisão”, concluiu o artista.

Aos 47 anos, Cheung tem diversos trabalhos da Marvel no currículo, entre eles, a série Novos Vingadores: Illuminati, e também edições da série principal dos Novos Vingadores.

Marcelo Crivella vs. Heróis da Marvel

Uma polêmica foi iniciada na quinta-feira, 5, durante a Bienal do Livro do Rio, quando o prefeito Marcelo Crivella emitiu uma notificação exigindo que a Bienal protegesse as edições da HQ Vingadores – A Cruzada das Crianças, que traz um casal gay. Fiscais da Prefeitura foram à feira em busca de “conteúdo impróprio” e as tentativas de barrar a venda de livros LGBT gerou uma reação conjunta de editoras, escritores e jornalistas, no sentido de garantir a livre circulação de ideias na feira do livro.

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro reuniu, entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, 600 mil pessoas no Riocentro, com número recorde de livros vendidos e editoras satisfeitas com as vendas.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: