O portal do Sistema Opinião

POP9

Lamentável

in

Iraniana comete suicídio após ser condenada à prisão por ir ao estádio

Sahar Khodayari tinha 30 anos e morreu em um hospital da capital iraniana, Teerã. Nas redes sociais, ela era conhecida como “Garota Azul”, pelas cores do time de coração, o Esteghlal

setembro 10, 2019 às 09:58 - Por: Redação OP9

Em março, Khodayari tentou assistir a um jogo do time quando foi detida pela polícia. Foto: Instagram/Reprodução

Em março, Khodayari tentou assistir a um jogo do time quando foi detida pela polícia. Foto: Instagram/Reprodução

Uma iraniana morreu após atear fogo em si mesma do lado de fora de tribunal, após ser condenada à prisão por tentar entrar em um estádio de futebol. Sahar Khodayari tinha 30 anos e faleceu em um hospital da capital iraniana, Teerã, na segunda-feira (9). Nas redes sociais, ela era conhecida como “Garota Azul”, pelas cores do time de coração, o Esteghlal.

Leia também:
Pela 1ª vez, mulheres no Irã poderão ver jogo de futebol no estádio

Em março, Khodayari tentou assistir a um jogo do time quando foi detida pela polícia. Disfarçada como um homem, ela usava uma peruca azul e um longo casaco e tentava entrar no estádio do Esteghlal. Ela passou três noites na prisão antes de ser libertada. No tribunal, a sentença declarou que a iraniana poderia ficar até seis meses presa.

No Irã, mulheres são proibidas de entrar em estádios de futebol, embora possam assistir partidas de outros esportes, como o vôlei. Entretanto, no dia 10 de outubro, a presença delas no campo será permitida para assistir à partida entre Irã e Camboja pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. 

A morte de Sahar Khodayari gerou comoção nacional no Irã. O Esteghlal divulgou nota de pesar pelo caso e expressou condolências à família. O ex-meio-campista do Bayern de Munique Ali Karimi pediu aos iranianos que boicotem estádios de futebol para protestar. O jogador do Esteghal Andranik Teymourian declarou que a torcedora merecia ter um estádio batizado com o nome.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: