O portal do Sistema Opinião

POP9

É PIQUE!

br

Portal OP9 completa o primeiro ano consolidando foco no Nordeste

No dia 16 de maio de 2018, o Portal do Nordeste fazia sua estreia e se fortaleceu rapidamente como um dos principais veículos digitais de comunicação regional

Maio 16, 2019 às 07:50 - Por: Redação OP9

Há um ano, o Portal OP9 fazia sua estreia. Foi quando o Nordeste brasileiro, finalmente, ganhou um veículo de notícias digital pra chamar de seu. No dia 16 de maio de 2018, a primeira matéria confirmava o mau presságio econômico: “Nordestinos são os que mais temem perder emprego”, anunciava a abertura da série de reportagens sobre o desemprego na região. Desde então, informação carregada de sotaque e credibilidade tem sido a marca que consolidou o OP9 com uma das principais plataformas regionais de comunicação.

Filho mais novo de uma rede criada pelo Sistema Opinião de Comunicação e abraçada por cinco emissoras de televisão e uma rádio do grupo, o portal nasceu e cresceu apostando no potencial do pedaço do Brasil situado entre o sul da Bahia e o norte do Maranhão. Equipes de repórteres, blogueiros e editores espalhadas por Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas integram um jeito novo de regionalizar a notícia e aproximar o internauta dos acontecimentos locais.

Do celular ou computador, quase 11 milhões de pessoas já acessaram o conteúdo e fizeram parte dos primeiros passos daquele que já ficou conhecido como o Portal do Nordeste. Apenas nos dez primeiros meses de operação, o OP9 registrou crescimento de 571% no número de acessos, sendo 4,3 milhões somente no mês de março de 2019.

Toda a sorte de notícias da timeline da vida, fatos relevantes, reportagens, eventos, fofocas e matérias com foco, sobretudo, no público nordestino passaram pela plataforma digital neste primeiro ano. Com a rapidez e a precisão do jornalismo 2.0, um balaio digital com matérias policiais, política, esportes, cultura e outros temas tem sido embrulhado diariamente em forma de textos, fotos, vídeos e outros formatos. O trabalho de disseminação desse conteúdo ganhou força através do compartilhamento do conteúdo nas redes sociais do portal e das cinco emissoras de TV integradas ao grupo.

O diretor de Jornalismo, Programação e Hub Digital do Sistema Opinião, Daniel Cabral, ressalta que o portal surgiu diante da necessidade de combater a disseminação de notícias falsas, sobretudo nas redes sociais. “O OP9 surgiu em um momento onde mais se discutia fake news no Brasil e no Mundo. O grupo se sentiu responsável por levar para o ambiente digital informação com o carimbo de uma credibilidade que já existia. Afinal, todas as informações que a gente passa nas emissoras de TV e de rádio são rigorosamente checadas”.

Tárcio Fonseca, gerente digital do portal, recorda que a missão não era fácil: “Criar um portal de notícias é um desafio em qualquer cenário. Mas numa época como a que estamos vivendo, com tanto descrédito para o jornalismo e a crescente das verdades individuais e das fake news, este desafio vira uma missão quase impossível. Mas foi exatamente essa missão que o Sistema Opinião resolveu encarar”.

Nordestino, sim, senhor

A ideia de fincar raízes nos nove estados do Nordeste brasileiro não surgiu por acaso. “Não adianta querer ser forte em territórios desconhecidos. É mais importante sermos fortes onde a gente já atua, na nossa casa, e em um segundo projeto investir em algo maior. Por isso, o OP9 nasce com essa característica de ser o Portal do Nordeste. E vai ser pra sempre. Teremos sempre essa identidade”, explica Daniel Cabral.

Embora o OP9 também esteja antenado com os acontecimentos globais, Tárcio Fonseca lembra que regionalizar a abordagem sempre foi um compromisso: “Comunicar com o Nordeste, com os nordestinos, é uma vontade nossa. E neste primeiro ano, com tudo que conseguimos atingir e conquistar, enxergamos que essa vontade, na verdade, é uma necessidade. Só temos que agradecer a todos que embarcaram no OP9 neste primeiro ano”.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: