O portal do Sistema Opinião

POP9

Política

pb

O que dizem as pesquisas eleitorais

Elas refletem o momento. Jogo embaralhado, números controversos.

setembro 17, 2018 às 15:01 - Por:

Resultado de imagem para gráficos

O que as pesquisas eleitorais dizem sobre o início da campanha política?

Levantamentos feitos por diferentes institutos na Paraíba são tradução do cenário incerto. Os resultados distintos são puxados por diferentes fatores: desde os dias e a região onde as respostas foram coletadas, ao perfil do eleitor.

Os números são flutuantes. Portanto, não são um retrato fiel do cenário político, mas agem sobre ele. Pesquisas funcionam como uma espécie de termômetro para todos os agentes do processo eleitoral – passivos e ativos, ou seja, os que votam e os que vão ser votados. Podem indicar caminhos para uns, erros e acertos de estratégia para outros.

Natural que os números mudem até 7 de outubro. O eleitor ainda está entrando no clima, tomando pé das coisas para só então se posicionar com mais firmeza. Isso se mostra no alto índice de indecisos. Quando os candidatos largaram, cerca de 20% dos paraibanos não sabiam em quemm votar. Agora, os indecisos somam algo algo em torno de 17%.

Essa informação, embora tenha prazo de validade, não pode, nem deve ser negligenciada pelos candidatos. Estamos a 20 dias das eleições. A conquista desses indecisos pode fazer a diferença entre a derrota e a vitórias nas urnas.

Rejane Negreiros

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: