O portal do Sistema Opinião

POP9

Política

pb

Bosco Carneiro: o espinho no pé do governo

O governista tem adotado uma postura mais independente. Ele integra o G10 na ALPB

Maio 29, 2019 às 09:00 - Por:

Deputado Bosco Carneiro (PPS) tem adotado postura independente do governo na ALPB. Foto: Divulgação.

Bosco Carneiro é governista? Perguntei a um deputado do PSB. A resposta:  “não sei. É? tem votado contra várias pautas do governo.”

Dizem que pra bom entendedor meia palavra basta, e só bastou isso mesmo pra entender que na Assembleia Legislativa a situação do governo não é das melhores. Base trincada, com formação de um grupo denominado de G10? Até aí, nenhuma novidade. O problema é que a rachadura provoca uma onda de instabilidades e precipitações. São governistas que não aceitam a liderança de Ricardo Barbosa e que têm uma agenda própria.

Foi esse grupo que ajudou a desequilibrar a balança das eleições para presidência da Assembleia Legislativa em favor de Adriano Galdino e contra o candidato do governo, Hervásio Bezerra.
 É esse grupo que tem dado trabalho a João Azevedo. Os 10 são aliados, mas alegam independência.

Esse é o x da questão. João Azevedo tem maioria na ALPB, mas a base não é sólida. Nas palavras do deputado oposicionista Tovar Correia Lima (PSDB), o G10 é um pêndulo, transitando entre os dois lados.

A autonomia do G10 só mostra falha na articulação de João na Assembleia. O PSB anda se isolando graças a um líder que não lidera. O presidente do parlamento é socialista. poderia fazer as costuras que o governo precisa. Poderia, mas será que ele quer?

Política com pimenta I

Há quem diga que, na verdade, Galdino serve a João Azevedo e o G10 seria o grupo dos independentes de Ricardo Coutinho. Tem deputado assinando embaixo dessa teoria. Dizem: “os mais chegados a Ricardo estão sendo escanteados”.

Política com pimenta II

A deputada Pollyana Dutra (PSB) reagiu a um suposto isolamento por parte do governo. Ela, que teria avaliado deixar a legenda, tratou logo de desmentir: “é boato. Nunca estivemos tão alinhados”.
A política do control z está valendo por aqui também.

Rejane Negreiros

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: