O portal do Sistema Opinião

POP9

No 5º mês

rn

Pesquisa no RN: maioria reprova Bolsonaro e aprova Fátima Bezerra

Índices foram apurados em pesquisa promovida pela Federação das Indústrias do RN (Fiern) que entrevistou 1.700 pessoas em sete regiões do estado entre os dias 17 e 20 de maio

Maio 26, 2019 às 13:29 - Por: Everton Dantas

Segundo pesquisa no RN, maioria desconfia de Jair Bolsonaro e confia em Fátima Bezerra. Fotos: Fernando Frazão/PR e Elisa Elsie/Assecom RN

Segundo pesquisa no RN, maioria desconfia de Jair Bolsonaro e confia em Fátima Bezerra. Fotos: Fernando Frazão/PR e Elisa Elsie/SecomRN

A administração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é reprovada por 60,3% dos potiguares. Enquanto a da governadora Fátima Bezerra (PT) é aprovada por 55,3%. Esses índices foram apurados em pesquisa promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), divulgada neste domingo (26).

A pesquisa foi realizada no período de 17 a 20 de maio, em 12 regiões do estado. Foram aplicados 1700 questionários e a margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos. Isso significa que a reprovação de Bolsonaro oscila entre 58% e 62%; enquanto a aprovação de Fátima Bezerra pode variar de 53% a 57%.

Leia também:
Bolsonaro defende aprovação da Previdência a mais recursos ao NE
Governadores participam de 1ª reunião com Bolsonaro no NE

De acordo com a pesquisa – feita pelo instituto Consult – 38,3% considera a administração Fátima Bezerra como “regular”; 29,29% como “boa”; e 9,2% como “ruim”. Para 8,8% dos potiguares o governo petista é “péssimo”; e para 2,1%, “ótimo”. 12% dos entrevistados não emitiram opinião.

A pesquisa revelou ainda que 42,2% têm boa expectativa com relação à administração Fátima Bezerra e 34,5% regular. 8,1% têm expectativa “ruim” com relação à petista; 3,4%, “péssima”; e 3,2% ótima. 8,3% não opinaram.

Foi perguntado ainda sobre a confiança nos governos. No caso de Fátima Bezerra, 49% dos entrevistados afirmou que “confia” na atual gestão; enquanto 31,2% disse não confiar. 19,71% não souberam ou não quiseram responder.

Confira a íntegra da Pesquisa Rio Grande do Norte FIERN.

Para maioria dos potiguares, a expectativa não é boa com relação ao governo federal.

Para maioria dos potiguares, a expectativa não é boa com relação ao governo federal.

Governo Bolsonaro é “péssimo” para maioria no RN

O presidente também teve seu governo classificado no espectro de “ótimo” a “péssimo”. Para 35% dos norte-rio-grandenses, o governo de Jair Bolsonaro é péssimo. Para 23,1%, regular. E para 19,4%, ruim. No RN, as avaliações bom e ótimo para o governo Bolsonaro são 11,9% e 3,2%, respectivamente. 6,47% dos entrevistados preferiu não opinar.

Com relação a confiança, a maioria dos potiguares (61,5%) não confia no governo de Jair Bolsonaro. Foi perguntado ainda se o governo de Bolsonaro era melhor ou pior que os anteriores. Nesse quesito ele perdeu para Michel Temer (MDB). No RN, 44,1% considera a atual administração piro que a anterior; enquanto 23,24%, melhor.

Quando o assunto é expectativa, Bolsonaro também vai muito bem. No Rio Grande do Norte, 24% têm expectativa “ruim” com relação ao governo dele; e 22,6% “péssima”. Com expectativa “regular” há 21,5%; com “boa”, 20,4% e com “ótima”, 3,41%.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: