O portal do Sistema Opinião

POP9

Revolta

rn

OAB-RN emite nota de repúdio contra ataques à ativista Greta Thunberg

Advogado disse em programa de rádio que a ativista sueca de 16 anos, portadora de síndrome de Asperger, era “preguiçosa”, “histérica” e que estaria “precisando de sexo”

setembro 25, 2019 às 17:00 - Por: Everton Dantas

Ataque a Greta Thunberg foi feito em programa de rádio transmitido no RN. Foto: Instagram/Greta Thumberg

Ataque a Greta Thunberg foi feito em programa de rádio transmitido no RN. Foto: Instagram/Greta Thumberg

A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte, emitiu uma nota pública de repúdio contra declarações de um advogado potiguar que durante programa de rádio atacou a ativista sueca Greta Thunberg, 16 anos.

Desde a terça-feira (24), o vídeo tem sido compartilhado e muito criticado. Nas imagens, o advogado Gustavo Negreiros diz – entre outras coisas – que a adolescente diagnosticada com síndrome de Asperger é “histérica”, “preguiçosa” e que estaria precisando “de homem” e “de sexo”.

Leia também:
“Como ousam?”, diz Greta Thunberg a líderes na Cúpula do Clima
Jovens de 130 países vão às ruas em defesa do planeta

“Ela está precisando sabe de quê? Ela está precisando é de sexo”, disse ele. E acrescentou, pouco depois: “Se ela também não gosta de homem, que pegue uma mulher. Ela está precisando de sexo. Ela é uma histérica”.

Durante a transmissão do programa, o comentário foi prontamente rebatido pela jornalista que dividia a bancada do programa, Carol Reis. Ainda na terça-feira as imagens ganharam as redes sociais. Ouça o que ele disse:

Nesta quarta-feira, Gustavo Negreiros apresentou um pedido de desculpas. Admitiu que não estava preparado para fazer os comentários que fez. “Eu errei”. Na internet, muitos jornalistas do Rio Grande do Norte se colocaram contra as declarações dadas durante o programa de rádio. E cobraram posicionamento das empresas patrocinadoras.

Empresas anunciam cancelamento de patrocínio a programa

Também nesta quarta-feira, a repercussão negativa das declarações fez com que pelo menos três empresas cancelassem os patrocínios do programa que ele participa. Uma quarta empresa está sendo questionada diretamente nas suas redes sociais. “Que empresa é essa que patrocina esse cara?”, comentou uma internauta.

Para a Comissão da Mulher Advogada, as declarações inseriram a adolescente “em um contexto de sexo e drogas.” A OAB refirmou “seu compromisso de trabalho incansável para que os princípios do Estado Democrático de Direito sejam resguardados”.

Greta Ernman Thunberg é uma ativista do clima, nascida na Suécia. Ela ficou conhecida por protestar fora do prédio do parlamento sueco e liderar o movimento “Greve das escolas pelo clima”.

Ela é diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. Embora reconheça dificuldades por causa de seu diagnóstico, Greta Thunberg diz que “ser diferente é um superpoder”.

Confira a nota da OAB íntegra:

“A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte, repudia veementemente o conteúdo de um vídeo amplamente divulgado nos grupos de Whatsapp, em que um comunicador e advogado declara em um programa de rádio que a ativista sueca Greta Thunberg, 16 anos de idade, portadora de autismo, é “preguiçosa”, “histérica”, que está “precisando” de um homem, que está “precisando de sexo”, inserindo a adolescente em um contexto de sexo e drogas.

Segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o 5° país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, reafirma o seu compromisso de trabalho incansável para que os princípios do Estado Democrático de Direito sejam resguardados, proporcionando às mulheres a garantia de suas liberdades individuais e sexuais, sobretudo, igualdade de tratamento.”

Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: