O portal do Sistema Opinião

POP9

Adeus

rn

MDB perde deputado estadual na Assembleia Legislativa no RN

Hermano Morais, que estava no partido desde 2005 e já chegou a disputar a prefeitura de Natal, conseguiu autorização da Justiça Eleitoral para deixar a legenda

agosto 20, 2019 às 17:08 - Por: Everton Dantas

Deputado estadual Hermano Morais deixa o MDB após cinco eleições pelo partido. Foto: Eduardo Maia/ALRN

Deputado estadual Hermano Morais deixa o MDB após cinco eleições pelo partido. Foto: Eduardo Maia/ALRN

O MDB perderá um de seus dois deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Hermano Morais, que já foi até candidato a prefeito de Natal pela legenda, conseguiu autorização judicial para deixar o partido.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) saiu na tarde desta terça-feira. A decisão reconheceu, à unanimidade dos votos, a petição de desfiliação partidária apresentada pelo deputado. Ele estava no partido desde 2005.

Leia também:
Ex-senador desconfia que Bolsonaro tem “problema psicológico”
Partido de Bolsonaro perde seu único deputado estadual no RN
Garibaldi e Walter Alves deixam MDB se Henrique voltar a presidir partido

O relator do processo, juiz José Dantas de Paiva, reconheceu justa causa para a desfiliação, que contou com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral e anuência do partido. Desta forma, não há risco da legenda brigar pelo mandato.

Em nota distribuída à imprensa, Hermano Morais agradeceu “pela experiência vivenciada durante muitos anos no MDB”. De acordo com a declaração, “ouvindo o povo” ele fará no momento oportuno uma nova opção partidária.

Antes de ser deputado, Hermano Morais foi eleito duas vezes vereador em Natal pela legenda. Atualmente ele está no seu terceiro mandato. O político inclusive já foi presidente do MDB de Natal.

O MDB já foi um dos partidos mais fortes do Rio Grande do Norte, mas nos últimos anos tem “encolhido”. Em 2014, a legenda elegeu cinco deputados estaduais; um deputado federal e contava com um senador.

Atualmente, o partido conta com um deputado federal (Walter Alves) e agora um deputado estadual. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, é do MDB, mas cogita-se que ele também está de saída do partido, visando a reeleição em 2020.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: