O portal do Sistema Opinião

POP9

É o bicho

rn

Lei que cria “cachorródromos” é sancionada no Rio Grande do Norte

Projeto de lei do deputado Sandro Pimentel foi sancionado nesta quinta-feira pela governadora e garante a criação de espaços públicos para lazer e socialização com cães

agosto 8, 2019 às 17:38 - Por: Everton Dantas

Ideia da lei dos "cachorródromos" pé incentivar criação de espaços do tipo por todo o RN. Foto: Rawpixel.com/Pexels

Ideia da lei dos “cachorródromos” pé incentivar criação de espaços do tipo por todo o RN. Foto: Rawpixel.com/Pexels

No dia que o Senado projeto de lei que os animais não podem mais ser tratados como coisas, o Rio Grande do Norte ganhou uma lei cria espaços públicos destinados a cães, os chamados “cachorródromos”.

O projeto é de autoria do deputado Sandro Pimentel (PSOL) e foi sancionado nesta quinta-feira pela governadora Fátima Bezerra (PT). A ideia já existe em outros estados, como o Ceará. Lá, a capital possui áreas do tipo desde 2015.

Leia também:
Projeto “animal não é coisa” é aprovado no Senado e vai à Câmara
Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta a vaquejada

“A ideia com os cachorródromos é integrar mais as pessoas e os animais à lógica da cidade, propiciando lazer e sociabilidade, elementos fundamentais para garantir o direito à cidade, seguindo uma ideia que já é realidade em várias partes do mundo”, disse o deputado.

Sandro Pimentel destinou recursos para cachorródromos quando ainda era vereador. Foto: Eduardo Maia/ALRN

Sandro Pimentel destinou recursos para cachorródromos quando ainda era vereador. Foto: Eduardo Maia/ALRN

No Rio Grande do Norte, os dois primeiros espaços do tipo serão abertos na praça Hélio Galvão, no Conjunto dos Professores, Zona Sul de Natal; e na área de lazer do conjunto Panatis, Zona Norte.

Os recursos para as obras vieram de emendas da época que Sandro Pimentel ainda era vereador. De acordo com informações da assessoria do deputado, as obras dos “cachorródromos” devem começar nos próximos dias.

Na prática, esses espaços são delimitados e possuem equipamentos para brincadeiras e exercícios com os animais. A lei determina que “os cães deverão sempre estar acompanhados por responsáveis.”

Pela nova legislação fica previsto ainda que pessoas físicas ou empresas poderão adotar “cachorródromos”, a exemplo do que acontece com praças em Natal. A regulamentação da nova lei será feita pelo poder Executivo.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: