O portal do Sistema Opinião

POP9

Emergência

rn

Governo do RN pede socorro ao Ministério da Saúde

Plano de enfrentamento à crise na saúde foi entregue ao secretário Executivo do Ministério da Saúde e é uma proposta para evitar “o colapso na prestação de serviços”

Março 27, 2019 às 20:00 - Por:

Plano para saúde foi entregue pela governadora Fátima Bezerra (PT). Foto: Assecom RN

Plano para saúde foi entregue pela governadora Fátima Bezerra (PT). Foto: Assecom RN

O governo do RN entregou nesta quarta-feira (27) ao Ministério da Saúde um plano de enfrentamento à crise pela qual passa a área da saúde no estado. De acordo com o governo, “o documento apresenta as ações e recursos necessários para equacionar, no curto e médio prazos, as situações mais críticas e evitar o colapso na prestação de serviços no setor”.

De acordo com o secretário da pasta, Cipriano Maia, o secretário Executivo do Ministério da Saúde (MS), João Gobbardo dos Reis, se comprometeu em publicar a portaria que integra o Hospital da Polícia Militar ao SUS no RN.

Cipriano Maia disse que a partir do plano será possível planejar a reestruturação do SUS no estado. “Nós temos demandas para ampliação do Samu, recuperação da nossa rede hospitalar, o apoio para implantação dos consórcios regionais e policlínicas”, disse.

Um dos maiores problemas do SUS no RN é a questão das cirurgias. De acordo com a Secretaria, o sistema de regulação possui 3.452 pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas e 4.940 para cirurgias de urgência. Além disso, por força de decisão judicial, a Secretaria mantém 30 leitos de UTI na rede privada, um custo anual de aproximadamente R$ 50 milhões.

Everton Dantas

Jornalista. Editor do OP9 no RN

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: