O portal do Sistema Opinião

POP9

Fiscalização

rn

Deputados querem a senha da movimentação de caixa do Governo do RN

Comissão de Finanças e Fiscaliação (CFF) vai encaminhar ofício cobrando acesso ao sistema que registra tudo o que entra e o que sai na conta do Executivo potiguar

Março 20, 2019 às 16:12 - Por:

Ideia para acessar movimentação de caixa do Governo do RN foi de Tomba Farias (PSDB). Foto: João Gilberto/ALRN

Ideia para acessar movimentação de caixa do Governo do RN foi de Tomba Farias (PSDB). Foto: João Gilberto/ALRN

Os deputados da Comissão de Finanças e Fiscalização CFF) querem ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão Fiscal (SIGEF) para acompanhar a movimentação de caixa do governo do estado. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (20) durante reunião do grupo.

“Vou encaminhar ofício assinado por todos os membros da Comissão, solicitando a senha, pois existe uma lei que determina que ela seja disponibilizada para a CFF, para que possamos acompanhar a aplicação de recursos do orçamento estadual”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Tomba Farias (PSDB).

Outro deputado, José Dias (PSDB), apoiou a iniciativa. “É lei e o Executivo tem obrigação de abrir as contas com o fornecimento da senha, pois o Portal da Transparência tem deficiências que não são de agora. Também não acredito que haja saldo. Se existir saldo é porque não foram pagas dívidas que existem”, afirmou.

A ideia é pôr fim à polêmica envolvendo a movimentação de caixa do governo, saber se há ou não saldo disponível suficiente que pudesse ser usado para começar a pagar os salários atrasados. O governo afirma que não. Essa discussão envolvendo quanto o governo realmente tem em caixa é um dos motivos que fez o governo anunciar o lançamento de um novo portal de transparência.

Everton Dantas

Jornalista. Editor do OP9 no RN

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: