O portal do Sistema Opinião

POP9

Negócios

ne

Consórcio Nordeste lança edital em agosto e vai à Europa

Governadores oficializam grupo que vai negociar serviços e produtos em bloco com o objetivo de reduzir preços e também atrair investimentos estrangeiros para a região

julho 29, 2019 às 17:26 - Por: Everton Dantas

Consórcio Nordeste é presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa. Foto: Camila Souza/GOVBA

Consórcio Nordeste é presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa. Foto: Camila Souza/GOVBA

O Consórcio do Nordeste, parceria entre os nove estados nordestinos para promover desenvolvimento regional, lançará seu primeiro edital de compras em agosto. E em novembro pretende promover agenda de viagens internacionais para atrair investimentos.

De acordo com o governador Rui Costa (PT-BA), os primeiros países a serem visitados serão Alemanha, Espanha, Itália e França. Após isso, a intenção é discutir investimentos na região com a China, a Coreia e também a Rússia.

As informações foram divulgadas durante a primeira reunião oficial do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, batizado de “Consórcio Nordeste”. Os primeiros objetivos foram consolidados em carta assinada pelos gestores.

Leia também:
Assista: governadores anunciam medidas do Consórcio do Nordeste
Governadores lançam cronograma de ações do Consórcio Nordeste

No documento é anunciada a efetivação de “um processo único de compras para estados integrantes do Consórcio com o objetivo de reduzir os custos na aquisição de bens e serviços”. De acordo com Rui Costa, a grande vantagem vai ser o volume de compras, para o Nordeste inteiro, o que deve gerar a redução dos preços.

“Estamos muito otimistas com essa licitação. A redução de preço será muito expressiva”, afirmou. Além disso, o Consórcio desenvolverá uma agenda internacional para apresentar oportunidades de negócios na região. Isso está previsto para acontecer em novembro.

Os governadores acordaram ainda a elaboração de estudos para a criação de um fundo de desenvolvimento do Consórcio. Segundo a carta assinada pelos governadores, esse fundo funcionaria como uma agência de fomento regional.

Foi incluído também como objetivo do Consórcio o desenvolvimento de um projeto para interligar toda a região via fibra ótica. E ainda a integração de dados estaduais e sistemas de informação com o objetivo de organizar indicadores que auxiliem nas ações de desenvolvimento regional.

Consórcio do Nordeste propõe “Mais médicos regional”
Marca do Consórcio Nordeste foi apresentada nesta segunda-feira.

Marca do Consórcio Nordeste foi apresentada nesta segunda-feira.

Também consta como objetivo do Consórcio um “programa de oferta de médicos para a atenção primária na região, visando ampliar os serviços de saúde nas áreas mais carentes dos estados nordestinos”.

Essa medida seria a forma encontrada para compensar a redução na oferta de profissionais após a retirada dos médicos cubanos do programa. De acordo com a carta, os governadores concordam com a ideia de criar um programa de médicos para o Brasil.

O próximo passo dessa ideia é agendar uma reunião com o ministro da Saúde para discutir como isso poderá ser levado à frente. Segundo Rui Costa, também está prevista a formação de especialistas.

Além de Rui Costa, participaram da reunião os governadores Paulo Câmara (PSB-PE), Flávio Dino (PCdoB-MA), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), João Azevêdo (PSB-PB) e Belivaldo Chagas (PSC-SE); e a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), que substitui Camilo Santana (PT). Ele não veio ao encontro porque está doente.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: