O portal do Sistema Opinião

POP9

#Vazajato

br

Assista: Sérgio Moro fala sobre troca de mensagens na Câmara

Ministro da Justiça, ex-juiz da Lava jato, terá de explicar aos deputados os conteúdos das conversas publicadas pelo site The Intercept Brasil e outros fatos revelados

julho 2, 2019 às 15:02 - Por: Everton Dantas

Além das mensagens, ex-juiz Sérgio Moro fala sobre sua postura à frente da operação Lava Jato. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Além das mensagens, ex-juiz Sérgio Moro fala sobre sua postura à frente da operação Lava Jato. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, está neste momento participando da audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O objetivo é que ele preste “esclarecimentos sobre supostas mensagens trocadas com o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba”.

O juiz já falou sobre o tema no Senado, dia 19 de junho. Agora, a ida atende a quatro requerimentos de deputados.

Agora, além de responder sobre as conversas com Detan Dallagnol, o ex-juiz também terá de responder sobre outras reportagens já publicadas.

Entre elas a que indicou suposta proteção ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e outra, publicada pela Folha de São Paulo, informando que a delação do empreiteiro Leo Pinheiro, da OAS, só foi aceita quando ele apresentou versão incriminando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Assista abaixo, ao vivo, a participação de Moro e suas respostas aos deputados.

Leia também:
Assista como foi audiência pública com Sergio Moro no Senado
Assista: Glenn Greenwald fala na Câmara sobre a #Vazajato

O caso conhecido como “#Vazajato” envolve o site The Intercept Brasil, que vem divulgando suposto conteúdo de mensagens trocadas pelo então juiz federal Sergio Moro e por integrantes do Ministério Público Federal, como o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa em Curitiba.

As conversas supostamente mostrariam que Moro teria orientado investigações da Lava Jato por meio de mensagens trocadas no aplicativo Telegram. O site afirma que recebeu de fonte anônima o material. O The Intercept tem entre seus fundadores Glenn Greenwald, americano radicado no Brasil que é um dos autores da reportagem.

De acordo com o site, há conversas escritas e gravadas nas quais Moro sugeriu mudança da ordem de fases da Lava Jato, além de dar conselhos, fornecer pistas e antecipar uma decisão a Dallagnol. As mensagens teriam sido trocadas por meio do Telegram. Recentemente o jornal Folha de Sã Paulo passou a atuar junto com o The Intercept Brasil.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: