O portal do Sistema Opinião

POP9

Reação

rn

Advogado do RN que atacou Greta Thunberg é afastado de rádio

Informação foi publicada em rede social pela gerente comercial da emissora onde Gustavo Negreiros disse, ao vivo, que a ativista sueca de 16 anos estava precisando “de homem” e “de sexo”

setembro 25, 2019 às 22:13 - Por: Everton Dantas

Afastado, advogado do RN que atacou Greta Thunberg já não apresentará programa nesta quinta-feira. Foto: Instagram/Gretea Thunberg

Afastado, advogado do RN que atacou Greta Thunberg já não apresentará programa nesta quinta-feira. Foto: Instagram/Gretea Thunberg

O advogado potiguar que atacou a ativista ambiental Greta Thunberg, 16 anos, em programa de rádio transmitido ao vivo foi afastado da emissora. A informação foi dada pela diretora comercial da rádio, Giovanna Sinedino.

“O jornalista foi afastado imediatamente. Só veio hoje à emissora para se desculpar no ar”, escreveu ela, logo após postagem com um pedido de desculpas formal sobre o caso. A publicação foi feita no Instagram pessoal dela.

Leia também:
OAB-RN emite nota de repúdio contra ataques à ativista Greta Thunberg
“Como ousam?”, diz Greta Thunberg a líderes na Cúpula do Clima

Nesta quinta-feira (26) Gustavo Negreiros já não apresentará o programa 96 Minutos, que é transmitido às 11h, de segunda a sexta. Em seu lugar na bancada assumirá o jornalista Dinarte Assunção, que já atuou em jornais e outras rádios de Natal.

O advogado Gustavo Negreiros disse, durante programa transmitido na terça-feira (24) , que Greta Thunberg era “histérica”, “preguiçosa” e que estaria precisando “de homem” e “de sexo”. As declarações dele rapidamente ganharam as redes sociais.

A repercussão negativa foi enorme, com direito a postagens em todo o Brasil repudiando seu comportamento. Na onda de revolta contra as declarações, após serem expostas, quatro empresas cancelaram o patrocínio ao programa do advogado.

Ele pediu desculpas pelas falas, ao vivo, esta quarta-feira. A rádio, por sua vez, postou um pedido formal de desculpas e informou que todas as providências foram tomadas. Mas não informou quais medidas teriam sido essas.

Isso não amenizou a revolta com as declarações. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do RN, emitiu nota de repúdio às declarações contra Greta Thunberg. Políticos, artistas e jornalistas, do RN e de fora do estado, usaram suas redes sociais para denunciar a agressão contra a adolescente.

Greta Ernman Thunberg é uma ativista do clima, nascida na Suécia, em 2003. Ela ficou conhecida por protestar fora do prédio do parlamento sueco e liderar o movimento “Greve das escolas pelo clima”.

A adolescente é diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. Embora reconheça dificuldades por causa de seu diagnóstico, Greta Thunberg diz que “ser diferente é um superpoder”.

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: