O portal do Sistema Opinião

POP9

Mudança

pe

Vereador Rinaldo Júnior sai da oposição a Geraldo Julio e vira governista

Eleito em 2016 pelo PRB, Rinaldo Júnior irá se filiar nesta segunda-feira ao PSB, partido do prefeito do Recife

setembro 9, 2019 às 17:33 - Por:

Rinaldo Júnior conversou com vários partidos de esquerda e fechou com o PSB. Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

Rinaldo Júnior conversou com vários partidos de esquerda e fechou com o PSB. Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

Eleito em 2016 pelo PRB, partido de oposição ao prefeito Geraldo Julio (PSB), o vereador Rinaldo Júnior anunciou nesta segunda-feira (9) que irá ingressar no PSB. O legislador, que assina nesta noite a ficha de filiação, alegou que a agremiação socialista foi escolhida pelo víeis ideológico, a vida orgânica e os posicionamentos em relação ao governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Leia também:
Rinaldo Júnior sai do PRB e procura espaço em partido de esquerda

“Enfim, são vários os motivos que nos levam a buscar uma nova legenda, onde nossa trajetória política coincida com os ideais e as posições políticas que enxergamos, como melhores para a construção de uma sociedade mais justa, com menos desigualdade social e melhor para o povo do Recife”, disse em discurso na tribunal da Casa José Mariano.

Além da questão ideológica, a saída do PRB teria levado em conta questões eleitorais. É que nos bastidores circula o comentário que no PRB seria complicado conseguir uma reeleição.

Confira o discurso do vereador na íntegra:

“Venho na tarde de hoje comunicar na tribuna desta casa, a todo o povo do Recife, aos meus pares, vereadoras e vereadores, à imprensa, e em especial aos nossos eleitores, o caminho que escolhemos seguir, e o partido ao qual iremos caminhar juntos nesse novo ciclo que se inicia em nossa vida.

Quem conhece nossa história de luta no movimento sindical e acompanha nosso mandato sabe e entende que foram vários os motivos que nos levaram a buscar um novo partido político.

Foram vários os diálogos que tivemos ao longo dessas últimas semanas com diversos partidos, e gostaria de agradecer publicamente a todos por essa oportunidade. Não tenho dúvida que foi através dessas conversas e reflexões que em muito nos ajudaram a encontrar o caminho escolhido.

Uma escolha que não poderia ser diferente, ou estar em discordância com a nossa trajetória política, seja ela sindical ou parlamentar, distante dos nossos ideais.

E é com muito prazer que venho comunicar que o PSB, Partido Socialista Brasileiro, foi o caminho escolhido. Hoje à noite, às 19h, na sede do partido, estarei assinando nossa ficha de filiação.

Na atual conjuntura política brasileira, aliar nossa trajetória à história de um partido que nasceu da Esquerda Democrática, há mais de 70 anos, em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política, somando ao legado de serviços prestados a Pernambuco e ao Recife, isso muito nos orgulha. Sonhamos com um país de mais igualdade e oportunidade entre as pessoas, livre, soberano e democrático.

O víeis ideológico, a vida orgânica do partido, e principalmente com o seu redirecionamento político após as ultimas eleições presidenciais no país, onde o PSB retoma às suas origens de esquerda, se afirmando com sua história e seu legado, não me deixa dúvida do caminho certo que estamos escolhendo.

É com muita honra que ingressaremos aos quadros do partido. Queremos construir, somar, fazer parte deste projeto ao qual hoje nos identificamos, junto com os vereadores do PSB desta Casa, com a direção do partido e sua militância.

E, por coerência política e respeito aos nossos 8.604 eleitores que confiaram seu voto para representação nesta casa, reafirmamos nosso compromisso em nunca abandonar as bandeiras que nós sempre defendemos: Educação e Saúde de qualidade, Emprego e Renda, a luta em defesa do trabalhador, Saneamento, Combate à corrupção, dentre tantas outras bandeiras de luta do nosso mandato.

Enfim, são vários os motivos que nos levam a buscar uma nova legenda, onde nossa trajetória política coincida com os ideais e as posições políticas que enxergamos, como melhores para a construção de uma sociedade mais justa, com menos desigualdade social e melhor para o povo do Recife.

Todo o nosso respeito e admiração aos quadros que estão no partido e que têm história no PSB. Com muita humildade, cumprimento a todos e digo que mais um militante está chegando para contribuir para essa unidade partidária. Só tenho a agradecer pela receptividade e espero aprender com cada um e contribuir com o grupo. Faremos o possível e o impossível, como militante deste histórico partido socialista brasileiro.

E encerro minhas palavras, pedindo licença a todos, claro, com as palavras de Miguel Arraes de Alencar, dizendo: “O que for possível nós faremos e o que não for possível, o povo nos ajudará a fazer”.

Obrigado!”

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: