O portal do Sistema Opinião

POP9

Bate-boca

pe

“Unidade é o cac***”, diz Ciro Gomes na UFPE em relação à esquerda

Debate sobre segurança pública terminou em alfinetadas entre o ex-ministro e a deputada Maria do Rosário (PT), após ela entender que Ciro falou mal do PT

Maio 28, 2019 às 16:20 - Por:

A universitários e professores da UFPE, Ciro Gomes disse que falta uma autocrítica do PT. Foto: Reprodução/Instagram@cirogomes

A universitários e professores da UFPE, Ciro Gomes disse que falta uma autocrítica do PT. Foto: Reprodução/[email protected]

Sete meses após as eleições, a relação entre o PDT e o PT continua meio azedada. Em um congresso na UFPE, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) deu mostras de que ainda não engoliu as articulações do ex-presidente Lula (PT) que o deixaram sem aliados na corrida presidencial.

Ciro foi convidado para falar sobre segurança pública com os deputados federais Maria do Rosário (PT) e Marcelo Freixo (PSOL), mas boa parte do debate ficou nas alfinetadas. E como “dois bicudos não se beijam”- já dizia o ditado- o evento terminou em bate-boca.

“Unidade é o cacete”, disparou Ciro em dado momento após ser questionado sobre a união da esquerda e o fato de não ter declarado apoio a Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições. “Unir o quê? Quantos votos o PT apalavrou de dar para Marcelo Freixo na Presidência da Câmara? E quantos deu? Eu conheço vocês”.

Leia também:
Ciro Gomes participa de congresso na UFPE com Maria do Rosário e Freixo

A acalorada discussão começou quando Ciro Gomes deu a entender que a esquerda perdeu a hegemonia intelectual e moral e que faltou autocrítica, sobretudo, do PT. “Se você errar é preciso, para reconciliar com quem percebe seu erro, fazer autocritica”, disse.

Fiel escudeira do PT, Maria do Rosário achou que Ciro estivesse falando mal de Lula e reagiu: “Ciro, você tem que deixar de lado essa obsessão de falar de Lula, contra Lula. Lula está preso, mas é uma injustiça o que acontece com ele”. O pedetista, por sua vez, respondeu com ironias.

“Tu sabe mais do que a média desse auditório que eu gosto do Lula. Tu sabe que fui ministro do Lula. Tu sabe que eu ajudei o Lula. Tu sabe que o Ceará foi o único estado do Brasil que deu 2/3 dos votos contra o impeachment (da ex-presidente Dilma Rousseff) Tu sabe também que o Lula escolheu o Michel Temer para vice. Que o Lula escolheu Palocci, escolheu Dilma”, afirmou Ciro Gomes muito aplaudido.

As alfinetas prosseguiram e Maria do Rosário disse que Ciro está magoado. “E a mágoa não é boa conselheira”, acrescentou.  Conversa vai, conversa vem, Ciro se defendeu: “Ela acha que se você não fizer uma defesa patológica do Lula vai ser chamada de traidora. E eu não falei mal do Lula, p****”.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: