O portal do Sistema Opinião

POP9

Violência

pe

SDS diz que recomendações dos EUA sobre o Recife são equivocadas

órgão informou que as avaliações norte-americanas não refletem o atual momento do estado, que segundo a SDS, foi o que mais diminuiu homicídios no país

Março 20, 2019 às 13:22 - Por:

Diplomacia dos Estados Unidos recomendou aos norte-americanos que não andem de ônibus no Recife. Foto: Felipe Ribeiro/Urbana PE

Diplomacia dos Estados Unidos recomendou aos norte-americanos que não andem de ônibus no Recife. Foto: Felipe Ribeiro/Urbana PE

A Secretaria de Defesa Social afirmou que as recomendações dos EUA sobre não andar de ônibus em Recife e não visitar a Praia do Pina à noite por causa da violência são “equivocadas e desatualizadas”. Em nota, a pasta disse que as avaliações não refletem o atual momento do estado, que segundo o órgão, foi o que mais diminuiu homicídios no país em 2018 e registra queda no número de roubos.

De acordo com a SDS, a Praia do Pina “recebe toda a atenção dos policiais” porque o policiamento é feito a pé e motorizado (motos e viaturas), com guarnições fixas e volantes, além de contar com o apoio do Batalhão de Choque, da Radiopatrulha e outras especializadas. Apesar disso, diversos casos são registrados diariamente. em um deles, na última sexta-feira (15) um turista de São Paulo foi ferido com golpes de faca no braço e espancado durante um assalto ocorrido na orla.

Leia também:
EUA recomenda que norte-americanos não andem de ônibus no Recife

Segundo as estatísticas do órgão, os índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio, que engloba todos os crimes classificados como roubo, extorsão mediante sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima, de janeiro a fevereiro deste ano houve 13.071 casos. No mesmo período, 580 pessoas foram assassinadas, o que mostra que a sensação é de violência. Em todo ano passado foram 4.170 homicídios.

Em relação à recomendação sobre os ônibus, há um contraste com o cenário de redução significativa de casos de roubos em transporte coletivo em Pernambuco. No acumulado deste ano (janeiro e fevereiro), essa modalidade criminosa retrocedeu em 20,9%. Nesse período, o trabalho da Força-Tarefa Coletivos colaborou com a prisão de 28 praticantes de investidas criminosas a ônibus e outros veículos do transporte público de passageiros.

No entanto, de janeiro a fevereiro deste ano já foram registrados 44 assaltos a ônibus. Na Região Metropolitana do Recife o número salta para 61. No interior, houve um roubo registrado.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: