O portal do Sistema Opinião

POP9

Desfiliação

pe

Rinaldo Júnior sai do PRB e procura espaço em partido de esquerda

Vereador alegou incompatibilidade com as posições do partido, que tem apoiado pautas do governo Bolsonaro. No entanto, questão envolve também a matemática eleitoral das eleições de 2020

setembro 2, 2019 às 19:00 - Por:

Rinaldo Junior era diretor de políticas do PRB. Foto: Reprodução/Câmara do Recife

Rinaldo Junior era diretor de políticas do PRB. Foto: Reprodução/Câmara do Recife

De olho na matemática eleitoral que envolve a disputa proporcional em 2020, o vereador do Recife Rinaldo Júnior anunciou nesta segunda-feira (2) que sairá do PRB. A nova legenda ainda não foi escolhida, mas deverá ser alguma do campo da esquerda.

Em discurso na Câmara de Vereadores, ele disse que a desfiliação se dava por “motivos políticos e por incompatibilidade de posições definidas pela direção nacional que estaria conflitando com sua trajetória”. O parlamentar citou o apoio dado pelo PRB à Reforma Trabalhista, apoio no segundo turno a Jair Bolsonaro, apoio à reforma da Previdência.

Nos bastidores, no entanto, comenta-se que a saída do vereador tem, sobretudo, um viés eleitoral. É que a disputa poderá ser mais vantajosa a Rinaldo em uma chapa sem políticos de mandato, por exemplo. Para o PRB a desfiliação também melhora o cenário porque facilita a montagem de chapa.

A sigla focará na reeleição da vereadora Ana Lúcia e tem a perspectiva de eleger outros dois parlamentares. Se Rinaldo participasse da chapa, a distribuição de votos poderia ser prejudicada e a legenda teria chances de fazer, no máximo, duas cadeiras na Casa José Mariano.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: