O portal do Sistema Opinião

POP9

Saúde

ne

Primeira compra coletiva do Consórcio do Nordeste será de medicamentos

Iniciativa foi definida durante reunião dos governadores da região em Teresina, no Piauí, nesta quarta-feira (21)

agosto 21, 2019 às 19:53 - Por:

Compra coletiva na área da saúde deverá ter o edital publicado até o dia 30 de agosto. Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Compra coletiva na área da saúde deverá ter o edital publicado até o dia 30 de agosto. Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Os governadores do Nordeste farão a primeira compra conjunta do grupo será na área da saúde. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (21) durante reunião em Teresina, no Piauí. Segundo os gestores, o edital de compra de equipamentos e remédios do Consórcio Nordeste deverá ser publicado até o dia 30 de agosto deste ano.

A próxima área a ser priorizada deverá ser na área de TI. Os detalhes devem ser definidos por técnicos de tecnologia da informação nesta sexta-feira (23), em Fortaleza. A previsão é que o edital seja publicação em setembro. De acordo com o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, a iniciativa possibilitará compra mais baratas e intercâmbio de boas práticas.

Leia também:
Governadores do NE vão lançar projeto para interligar região por fibra óptica
Assista: governadores anunciam medidas do Consórcio do Nordeste
Governadores lançam cronograma de ações do Consórcio Nordeste

Outro assunto discutido foi o projeto Nordeste Conectado, que visa interligar a região por meio de fibra óptica. Segundo o governador da Bahia, Rui Costa, presidente do Consórcio, haverá um chamamento público na área de tecnologia de caráter internacional. A modalidade pensada pra dar seguimento ao projeto foi a Parceria Público-Privada.

Os governadores da região também se preparam para viajar, em novembro, à França, Espanha, Itália e Alemanha. A meta apresentar o Nordeste potencial de negócios do Nordeste. “Na segunda quinzena de novembro, nos apresentaremos juntos a investidores europeus que desejem olhar oportunidades de negócios aqui. Estaremos nos reunindo com as embaixadas respectivas, entregando portfólios das áreas de interesse e aguardando encontros institucional e empresarial”, adiantou Rui Costa.

O próximo encontro do consórcio será em Natal, na segunda quinzena de setembro, concomitante ao Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEEBA).

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: