O portal do Sistema Opinião

POP9

Homenagem

pe

População é vetada na cerimônia de entrega de título a Mourão

O vice-presidente da República receberá a honraria com a presença apenas de pessoas credenciadas para o evento realizado na Câmara do Recife

junho 5, 2019 às 16:00 - Por:

Embora a honraria seja para pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Recife ou à sua gente, a população não terá acesso à entrega do título de cidadão recifense ao vice-presidente da República, General Hamilton Mourão (PRTB). A cerimônia acontece na tarde desta quarta-feira (5) na Câmara de Vereadores.

Formalmente, a medida foi justificada por uma “questão de segurança”. Mas, na prática, também serve para impedir eventuais constrangimentos ou protestos de quem discorda da homenagem. Normalmente, as cerimônias do tipo realizadas na casa são abertas ao público.

Admirador do vice-presidente, Reginaldo Bezerra da Silva, 64 anos, morador do bairro da Estância, na Zona Oeste da cidade, tentou entrar na Câmara, mas teve que voltar para casa. Foi informado que apenas pessoas previamente credenciadas teriam acesso. “Eu queria ver nem que fosse um pouco mais perto”, disse, em referência a Mourão.  Questionado sobre se acha correto controlar o acesso, falou: “Não. Não fomos nós que convidamos?”.

Antes da solenidade, o gradil da Casa José Mariano foi coberto por tapumes e o expediente foi suspenso. A orientação é que só entre quem tem a devida autorização. As galerias da casa, espaço reservado à população durante as sessões legislativas, foram divididas entre imprensa, de um lado, e claque, do outro.

Leia também:
Títulos de cidadão: veja quantos foram concedidos em um ano no Recife
Com atraso de cinco meses, Mourão pode vir ao Recife na próxima quarta

A homenagem foi solicitada pelo ex-vereador Marco Aurélio Medeiros (PRTB), hoje deputado estadual. O parlamentar argumentou que era justa a entrega do título porque Mourão serviu por três anos ao Exército com sede na capital pernambucana.

Mourão desembarcou no Recife no fim desta manhã. Logo depois, almoçou com empresários e políticos em um encontro promovido pelo grupo Lide, no Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: