O portal do Sistema Opinião

POP9

Anúncio

pe

Paulista é beneficiado por ministério de Moro e prepara terreno para 2020

Prefeito Junior Matuto pode servir de interlocutor com o Governo Federal e trabalhar para blindar o criticado Pacto Pela Vida

Março 28, 2019 às 18:15 - Por:

O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teófilo, participou da reunião do Pacto Pela Vida. Foto: Hélia Scheppa/SEI

O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teófilo, participou da reunião do Pacto Pela Vida. Foto: Hélia Scheppa/SEI

Considerado um fiel escudeiro da família Campos, o prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB) ganhou uma missão que pode ter impacto nas eleições de 2020. O município que ele comanda, localizado no Grande Recife, será um dos cinco no Brasil a receber militares da Força Nacional, além de novas viaturas e equipamentos na área de inteligência. Será a oportunidade para fazer a interlocução com Governo Federal e uma espécie de blindagem do tão criticado Pacto pela Vida.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo secretário Nacional de Segurança Pública do governo Bolsonaro, general Guilherme Theophilo. Ele veio ao Recife para participar da reunião do Pacto. O programa do qual Paulista será beneficiado será lançado oficialmente pelo Ministério de Moro, o da Justiça e Segurança Pública, no dia 28 de maio, com início das atividades previsto para 1º de julho.

No entanto, o general adiantou que a cidade foi escolhida “não só pelas taxas de homicídios, mas pelo alinhamento político com governo do estado, além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”. Paulista é uma dos quatro municípios da Região Metropolitana do Recife que têm IDH considerado alto (0,732) e o único deles que é governado pelo mesmo partido de Paulo Câmara (PSB).

Segundo Guilherme Theophilo, vários ministérios integrados no projeto irão aportar recursos e trabalhar em várias áreas. “Um comitê interministerial virá a Pernambuco e irá no Paulista atuar nas áreas de cidadania, desenvolvimento ministerial, direitos humanos, economia, justiça e segurança pública, educação e saúde. Até a geração de emprego será trabalhada”, detalhou.

Em resumo, pode ser bom para a população da cidade e melhor ainda para o PSB, que poderá preparar o terreno para 2020 e usar o município como vitrine durante as eleições, se as ações derem resultados positivos.

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: