O portal do Sistema Opinião

POP9

Palestra

pe

“Não pode haver licença para matar nem para morrer”, diz Gilmar Mendes no Recife

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) comentou sobre item do pacote anticrime do ministro Sergio Moro que pode abrandar a punição a policiais acusados de agredir ou até matar

setembro 23, 2019 às 15:32 - Por:

Convidado para dar uma palestra sobre gestão pública no Recife, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta segunda-feira (23) que não “pode haver licença pra matar nem para morrer”. O ministro se referiu às discussões sobre item do pacote anticrime do ministro Sergio Moro, que pode abrandar a punição a policiais acusados de agredir ou até matar.

O assunto foi trazido a tona depois que uma menina de oito anos morreu atingida por um disparo de fuzil durante ação da Polícia Militar do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão na madrugada do sábado (21). Para o ministro, é preciso modernizar a legislação, por meio do pacote anticrime, no entanto, é preciso levar em conta o índice de letalidade nas ações policiais.

Leia também:
Morre criança baleada durante ação da Polícia Militar do RJ

“Morrem muitas pessoas e morrem também muitos policias e isso é extramente sério. Temos que pensar a segurança pública como um todo, mas não pode haver licença para matar nem para morrer. É preciso que nos cuidemos e discutamos para não incidir no erro clássico de colocar a polícia nas ruas, assustas as pessoas e depois não ter resultado efetivo”, afirmou Gilmar Mendes, após ser questionado sobre o tema por jornalistas.

O ministro desembarcou na capital pernambucana para abrir o curso “Novos Horizontes da Gestão Pública”, promovido pela Secretaria Estadual de Administração (SAD) no auditório do JCPM, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Durante fala, ele criticou a troca de informações entre o Ministério Público e servidores da Receita Federal sem autorização judicial, o compartilhamento de dados e falou sobre democracia e os desafios da gestão pública.

Veja mais sobre  a palestra na reportagem de Jaqueline Bandeira, da TV Clube, emissora do Sistema Opinião

Rebeca Silva

Comentários

OP9

Receba nossa newletter

Com que frequência deseja receber o informativo: